12.6.11

"Isso realmente me interessa"

Bruce Sterling é a única personalidade viva para quem dediquei uma tag neste blog. Clicando aqui, os leitores podem ver os motivos para essa minha homenagem pessoal a ele, tantas foram as citações que o escritor, uma força fundamental pra o steampunk literário no mundo, fez a respeito da produção brasileira no gênero. Um tanto atrasado, constato que em uma entrevista concedida no final de 2010, o texano havia manifestado um interesse ainda maior no Brazilian Steampunk do que já demonstrara anteriormente. Foi no dia 17 de dezembro, em uma entrevista concedida a Tiffany Lee Brown, do site Eureka Idea Lab. Abaixo, seguem a foto que ilustrou a convesa, a introdução da entrevista, a pergunta e a resposta em que são citados o retrofuturismo e o Brasil traduzidas para o português:



Mais conhecido por seus dez romances de ficção científica, incluindo o vencedor do Clarke Award do ano 2000, Distratiction, o vencedor do Campbel Award de 1989, Piratas de dados e o vencedor do Hugo Award de 1999, Taklamkan, Bruce Sterling também é famoso por sua inteligência, pelo pensamento original e pela clareza com que ele o apresenta (Upgrade: Fábio Fernandes me avisou que, na verdade, Taklamkan recebeu o Hugo de 1999 na categoria conto e Distraction, no mesmo ano, o de romance). É por isso que você pode vê-lo no Nightline da ABC, na  BBC, no The Late Show e na MTV, ou ler as suas palavras na Time, no Wall Street Journal, na ID ou na Nature.

Editor contribuinte da revista Wired, ele também escreve contos, resenhas de livros, crítica de design e muito mais. Suas obras incluem a não-ficção The Hacker Crackdown, Tomorrow Now: Envisioning the Next Fifty Years e Shaping Things. Recentemente, foi o curador convidado para o Share Festival of Digital Art and Culture em Torino, na Itália, e o visionário residente no Sandberg Instituut, de Amsterdã.

Uma vez que, aqui no Eureka Idea Lab, realmente gostamos de falar com pessoas que são muito mais espertas do que nós, achamos que Bruce deveria ser a nossa próxima vítima para uma entrevista (...)

Você está creditado, juntamente com o seu coautor William Gibson, por ter dado o pontapé inicial na tendência steampunk, em 1990, com o fabuloso  romance The Difference Engine. Por que as pessoas têm esta fascinação com tecnologias das eras Vitoriana e Eduardiana? Qual é o apelo que existe para você, pessoalmente?

Steampunk é um grande tema, e suas origens e desenvolvimento são complexos. O apelo pessoal que encontro no steampunk está em assistir a algo feito por um punhado de escritores de ficção científica, tendo raízes em lugares como Polônia e Brasil. Isso realmente me interessa. O cyberpunk brasileiro é surpreendentemente persistente e popular - mas o steampunk brasileiro é muito mais. Então, minha pergunta pessoal é esta: o que isso demonstra sobre o Brasil? Uma vez que entendo muito bem o gênero, estudar o steampunk brasileiro é como ter um pé-de-cabra pessoal para abrir a cultura brasileira.

2 comentários:

Fabio Fernandes disse...

Então, Bruce Sterling seria O ARROMBADOR da cultura brasileira!!! :)

Romeu Martins disse...

E com um pé-de-cabra movido a vapor! o.0