17.8.11

FC no reino da HQ 2

"E no próximo vamos te colocar no palco, vamos falar de ficção científica e do steampunk!"



Jamais duvidem da palavra de Ester Gewehr, meus amigos. A promessa foi feita nos comentários do post em que relatei, neste blog, a primeira edição da HQCon, em 2010, ainda impressionado com o evento que ela, Diego Moreau e José Mathias haviam acabado de realizar em Florianópolis. A foto logo em seguida é um flagrante de que as palavras dela não foram vãs. O flagrante de Saulo Popov Zambiasi registra justamente o momento em que eu subi ao palco da edição organizada por aquele trio este ano para falar sobre ficção científica e steampunk. Ali estou eu entre Mário Luiz C. Barroso, editor e tradutor de boa parte dos quadrinhos de super-heróis que já li, e de Fábio Fernandes, meu mestre na FC e tradutor de boa parte dos livros do gênero que já li. Sim, lá estava eu entre duas pessoas mais do que admiradas por mim há anos para dar minha contribuição a respeito daquele tema anunciado desde 2010 - e do qual gosto tanto que virou este blog - naquele que foi, sem a menor dúvida, o meu melhor final de semana dos últimos tempos.

Além da oportunidade fantástica de dividir o palco com pessoas desse nível de experiência e conhecimento de causa, ainda pude assistir a outras palestras com profissionais como Sidney Gusman, Hector Lima, Ricardo Manhães e honrosa companhia. Reencontrei meus colegas de Sociedade Histórica Desterrense,   Pauline e Maurice Kisner, Carolina Silva e Jessé Fialho, que ministraram um workshop durante a convenção. Anunciei em primeiríssima mão meu projeto de álbum de quadrinhos com Sandro Zambi (mais detalhes por aqui, em breve), assim como o lançamento de coletâneas steamers com minha participação nesta próxima sexta. Revi meus camaradas da Loja Universo Colecionáveis, Marco, Edu e Kayuá, sendo que das mãos deste último ainda ganhei uma toy art que vai para minha estante, entre os troféus já recebidos nesta minha, podemos dizer, carreira de blogueiro e escritor: a Steampunk Bible com trecho de meu conto traduzido por Fábio Fernandes, e a comenda recebida do Conselho Steampunk. Conheci e revi tantas pessoas, mas tantas, que qualquer tentativa de nomeá-las por aqui seria um insucesso. Tanto quanto as tentativas de fazer deste um post informativo e objetivo; o lado emocional está ganhando de lavada. Para essa parte mais reflexiva, indico a entrevista que dei à Patrícia Pinheiro para o blog português Otaku PT.

Este é um post de agradecimento, não de notícia. Quem escreve aqui, agora, é um emocionado sujeito que participou como uma estasiada testemunha da primeira edição deste marco da cultura pop da minha cidade e que, um ano depois, teve a honra e o orgulho de ganhar a oportunidade de contribuir com sua continuidade. Foi um final de semana fantástico este, desde o início, com as generosas notas anunciando nossa presença, a minha e a de Fábio Fernandes, no palco da HQCon nos dois maiores jornais da cidade, passando pela recepção dos meus amigos organizadores do evento, toda a confraternização com o público e com os colegas palestrantes até o encerramento com boa comida, ótima bebida e excelentes risadas em uma mesa de bar. Perfeito do início ao fim. Obrigado, obrigado, obrigado.



(muitas outras fotos do segundo dia do encontro podem ser vistas aqui)

11 comentários:

Diego Moreau disse...

Romeu, parceiro de cinema e de HQCON. Nós que agradecemos. Sua amizade, carinho, talento e conhecimento. Foi uma palestra incrível! Você, que é de casa, tem cadeira cativa no HQCON.

Romeu Martins disse...

San Diego HQCon, o cinema anda meio em baixa neste nosso anos conturbado e faz falta! Sorte nossa podermos nos ver pelo menos nos eventos que organizamos por aí ;-) Incrível foi o evento como um todo, meus eternos agradecimentos e parabéns!

Patricia Pinheiro disse...

Parabéns pela palestra e por todos os seus trabalhos, Romeu! Sucesso sempre! E vida longa à HQCon! Abraços.

Romeu Martins disse...

Brigadão, Pati, pela presença, pelo apoio, pelo espaço tão nobre em um site de tanta qualidade quanto o Otaku PT! Longa vida à HQCon!

3st3r disse...

Sem palavras! Citando o Calvin: pare, você está espremendo lágrimas dos meus olhos! A gente é que tem que agradecer, o carinho, a amizade e sua vontade de fazer o HQCon junto com a gente. Enfim, obrigada!

Romeu Martins disse...

Grande Bill Watterson ;-) O prazer é inteiramente meu de ter estado junto de vocês nesta edição da HQCon, 3st3r!

Cirilo S. Lemos disse...

Isso aí, grande Romeu. Parabéns.

Romeu Martins disse...

Pequeno Grande Cirilo, ehehe, brigado, véio ;-)

Cirilo S. Lemos disse...

Você faz um grande trabalho, rapá.

Anônimo disse...

Muito legal! Pena que eu não estava aí para prestigiar esse evento, mas fica para uma próxima vez :) Parabéns!

Romeu Martins disse...

Brigadão de novo, Cirilo, brigadão, Galvão! Espero ainda ver caravanas paulistas, cariocas e afins por aqui ;-) E a promessa do pessoal é que as gravações das palestras estejam disponíveis