18.8.11

Agosto steampunk - Estronho e Wasabi

Eu tinha dito que este mês seria o dos eventos, hein? Depois da palestra sobre Retrofuturismo na HQCon ao lado de Fábio Fernandes, temos ainda duas novas oportunidades de vivenciar a cultura steamer na teoria e na prática em Florianópolis. A próxima já foi anunciada aqui: o lançamento de diversos livros da Editora Estronho na cidade, entre eles as coletâneas Steampink e Deus Ex Machina, que não só fizeram sucesso estrondoso na Fantasticon, que ocorreu em São Paulo no mesmo final de semana que a HQCon, como ainda receberam elogios do convidado internacional daquele encontro. O mexicano M.A. Férnandez disse pelo twitter que coleciona livros de ficção científica de mais de 20 países e podia afirmar que aquelas eram duas obras de arte de design gráfico. Ponto para M.D. Amado, o grande responsável pela parte gráfica das coletâneas e para os catatinenses que poderão conferir o material e o texto na sexta-feira, dia 19, a partir das 18h, quando teremos o lançamento no Café Cultura, ao lado da Praça XV.

E o outro evento é já no dia seguinte, sábado, dia 20, no teatro da Faculdades Barddal, a partir das 17h, durante o maior evento de cultura pop japonesa de Santa Catarina: A Sociedade Histórica Desterrense vai dar uma palestra sobre steampunk no Wasabi Show. A atração já faz parte da programação no site do evento, com a chamada que segue abaixo:

Existe algo em comum entre o anime Steamboy, do consagrado mestre Katsuhiro Otomo (Akira), e os quadrinhos da Liga Extraordinária, do inglês Alan Moore (Watchmen). Ambos fazem parte do gênero ligado à ficção científica que mais cresce e atrai interassados no Brasil: o steampunk. Trata-se de uma reinvenção imaginativa do século XIX, seja aquele representado pela Era Vitoriana da Inglaterra, com suas colônias espalhadas por todos os continentes; ou pela Era Meiji no Japão, com a abertura do país para o restante do mundo; ou mesmo pelo Período do II Reinado no Brasil, quando D.Pedro II consolidou as bases de nossa nação. O que importa é pensar em novas possibilidades, acontecimentos que poderiam ter mudado definitivamente a história do planeta, um futuro que por algum motivo deixou de acontecer.

É esta discussão que a Sociedade Histórica Desterrense, um grupo reconstrucionista sem fins lucrativos, pretende trazer ao Wasabi neste mês em que comemora um ano de atividades. O grupo que já realizou encontros e picnic vitorianos, saídas fotográficas com roupas de época, workshop durante o maior evento de quadrinhos de Santa Catarina, agora preparou uma conversa sobre esse gênero fascinante. O Brasil começou a produzir suas próprias aventuras no estilo em 2009, no livro chamado Steampunk - Histórias de um passado extraordinário, uma obra que chamou a atenção de leitores dentro e fora do país, sendo citada em espaços nobres como o site da Wired e no maior livro de referência do assunto, a Steampunk Bible

A conversa vai ser conduzida por dois membros da diretoria da SHD: Jessé Fialho Martins e Romeu Martins, na forma de perguntas e respostas sobre as origens, a importância e o que podemos esperar do steampunk futuramente.


Nenhum comentário: