15.8.10

Ajoelhem-se perante ele



Sim, é o próprio General Zod, um brinde que ganhei aos 44 minutos do segundo tempo oferecido pela Loja Universo Colecionáveis presente na excelente  HQCon realizada neste sábado em Florianópolis. Para levar a action figure - ainda de quebra, ganhei também a colega dele, Ursa - precisei responder a pergunta sobre quem teria sido o responsável pela tradução de gibis da Image como Spawn e Savage Dragon na época de seus lançamentos no Brasil, nos anos 90. A resposta certa ainda estava sobre o palco, onde acabara de realizar um bate-bola com Eddy Barrows, o mineiro que é o atual desenhista do Superman;  Gabriel Rocha, meu chapa e jornalista especialista em quadrinhos; Ricardo Manhães, quadrinista de estilo franco-belga residente em Floripa; e Érico Assis,o cozinheiro do Omelete assentado na longínqua Chapecó. E a resposta certa era Mário Luiz C.Barroso (na foto abaixo ele aparece ao lado do barbudo Gabriel), a quem entrevistei há mais de dez anos - ainda na época do nosso e-zine O Malaco - assim que ele se mudou para capital de Santa Catarina para estudar Educação Física. Ele próprio se lembrou daquela nossa conversa, que ocorreu numa época em que um evento de quadrinhos de sucesso na cidade era a reunião de umas 20 ou 30 pessoas no CFH da UFSC.



Como comparar aquelas iniciativas pioneiras do início da década com o evento profissional que estava acabando naquele exato momento e que reuniu mais de 500 pessoas no Floripa Music Hall durante parte da manhã e toda a tarde do dia 14 de agosto para debater HQs, animações e assuntos relacionados à cultura nerd? Foi sem a menor dúvida o maior e o melhor programa do tipo na história de Florianópolis dando a certeza de que a aposta certa é a de que a HQCon veio para ficar. Tanto que a promessa para o próximo ano é a de que se abra um espaço nela para a discussão da ficção científica e, sim, do steampunk!

Fica a torcida para que o evento cresça ainda mais e que resolva os pequenos problemas enfrentados nessa estreia mais que promissora. Entre eles, o atraso que obrigou algumas mudanças no cronograma das apresentações - por conta da demora dos responsáveis para entregar o salão aos organizadores do encontro e por um problema na conexão Chapecó-Florianópolis no voo de Érico Assis. E, ainda pior, a falta de variedade do cardápio à disposição de quem deixou para almoçar por lá e só encontrou mini-pizzas para comer e a ausência completa de bebidas alcoolicas. Menção honrosa ao stand do Superfakes (foto acima) que salvou a tarde com algumas estratégicas latinhas de cerveja. Fora isso, faltou na agenda algum convidado para falar a respeito da preferência das novas gerações, os quadrinhos japoneses, fato que ficou atestado pelo concurso de fantasias. Nenhum dos cosplayers inscritos, cerca de uma dúzia, se inspirou nos velhos super-heróis americanos: todos vieram homenagear algum personagem dos mangás, animes ou games.



Mas tudo isso é aprendizado para as próximas convenções. A equipe responsável merece os mais sinceros parabéns por ter reunido o timaço de conferencistas e ainda uma surpreendente seleção de expositores. Como o suíço - me escapa o nome dele, agora Upgrade: 3st3r da trinca de organizadores me relembrou o nome do simpático helvético: monsieur Vincent Pasquier- que trouxe parte de sua preciosa coleção de álbuns francófonos, incluindo exemplares de Tintin dos anos 40 (foto abaixo)! Ou ainda o talentosíssimo escultor Leandro Chaves, o pessoal de A Toca Revistaria, e os já citados bonecos artesanais do Fernando Pascale. Garantiram um dia memorável que nem a minha garganta inflamada conseguiu estragar. Congratulações a todos! (Fotos: meu chapa Fabrício Rodrigues)


7 comentários:

3st3r disse...

Romeu, muito obrigada! Pelo apoio, pela divulgação, pelo incentivo e principalmente por apontar nossos erros. Precisamos desse feedback pra melhorar sempre. O pessoal da Fatto Pizza salvou o dia, tinhamos outras empresas convidadas que simplesmente não apareceram. Mas agora temos depoimentos e fotos pra mostrar que existe público para um evento assim. E que público! Obrigada a todos!
E no próximo vamos te colocar no palco, vamos falar de ficção científica e do steampunk!
E o suiço é o querido Vincent Pasquier.

Romeu Martins disse...

Opa, Ester, seja bem-vinda!

Os acertos superaram em muito qualquer problema eventual que sempre vai ocorrer em um encontro de tal porte, vocês estão de parabéns, mesmo! A essa altura, espero, as empresas que deixaram de comparecer já devem estar arrependidas ;-)

Terei o maior prazer em comparecer ao proóximo encontro e falar algo sobre o steampunk nos quadrinhos, já agradeço desde já o convite!

Obrigado pela lembrança do nome do nosso colecionador helvético. Beijos!

Anônimo disse...

Sobre os Super-Heróis americanos, vi o menino de The Flash. Show de bola. Alguem viu?

Romeu Martins disse...

Ah, sim,tivemos o pequeno Flash e um mini-Hulk. Mas infelizmente eles não participaram do concurso, assim como aquele jedi com um sabre de luz estiloso ;-)

TheWifi disse...

Poxa! Começar esse post com o Zod foi show!
Só faltou dizer quem sorteou! Foi um brinde da
Loja Universo Colecionáveis!

Romeu Martins disse...

Opa, Kaiuá! Obrigadão pelo toque, já vai pro upgrade ;-)

Anônimo disse...

Many others could have relatives obligations that demand a totally capable motor vehicle.
The mild will flash, briefly pause, and then flash the second range.



Also visit my web page: com.br