29.8.10

Vem Dieselpunk por aí

Este final de semana ocorre em São Paulo a quarta edição da Fantasticon, o maior encontro nacional de escritores e fãs de ficção fantástica. Infelizmente não pude ir à capital paulista para participar do evento, mas graças ao twitter estou me sentindo um pouco mais próximo dos acontecimentos, já que Edgard Refinetti faz uma competente twittagem ao vivo das palestras e mesas-redondas. Graças a ele, fiquei sabendo de duas interessantíssimas declarações de Gerson Lodi-Ribeiro em sua apresntação sobre História Alternativa. O escritor e organizador da coletânea Vaporpunk, que teve seu lançamento oficial hoje, durante aquele encontro, se referiu à noveleta "Cidade Phantástica" e ainda anunciou uma ótima novidade para o próximo ano.

EdgardSFp .@fantasticon - Ele acredita que "Cidade Phantástica" de @romeumartins é a história steampunk brasileira com mais características de HA.

EdgardSFp .@fantasticon - Gérson anuncia para 2011 o lançamento de "Dieselpunk - porque o vapor não é sujo o bastante" pela @editoradraco.

Será 2011 o Ano do Diesel? Quem viver, verá!


Upgrade: Gerson Lodi-Ribeiro escreveu sobre sua participação em dois dos três dias do Fantasticon em seu blog.

Upgrade 2: Ele também avisou que em breve saem as guidelines da coletânea e divulgou, nos comentários do blog, um endereço para baixar a apresentação em PowerPoint que teria feito no encontro, caso não tivesse dado um problema técnico na hora. Fiquei feliz ao constatar que Lodi-Ribeiro registrou minha noveleta "Cidade Phantástica" entre uma das grandes tendências de História Alternativa brasileira: a de Impérios Alternativos.

Meu texto aparece ao lado de "Não Mais", de Carlos Orsi; "Folha Imperial", de Ataíde Tartari; "Primos d'além mar", dele próprio no livro A República nunca existiu!; "A Fazenda-Relógio", de Octavio Aragão; e "O dia da besta", de Eric Novello, estes presentes na recém-lançada Vaporpunk. Estou bem acompanhado, ou não?

Nenhum comentário: