10.12.09

A tecnologia na literatura fantástica



Dois autores presentes na coletânea Steampunk - Histórias de um passado extraordinário, Fábio Fernandes e Flávio Medeiros, convidam os leitores mineiros a comparecerem a um bate-papo com direito a lançamento de livro e sessão de autógrafos. O tema da conversa é Cyberpunk X Steampunk enfatizando a questão da tecnologia por trás desses dois subgêneros da ficção científica.

O lançamento é do romance Os dias da peste, de Fábio Fernandes, editado pela Tarja. Abaixo, segue uma apresentação do livro:

A cada segundo nos tornamos mais dependentes da tecnologia. Hoje ela ainda necessita de nossa interação para seguir seu desenvolvimento.

Mas cada vez menos essa afirmativa é exata. Haverá um ponto de mudança. Um avanço natural. A História Humana nos ensinou isso em séculos de progresso tecnológico. E a história da evolução digital vem sendo escrita entre o hoje e o amanhã.

Atualmente convergimos para o ponto onde a tecnologia se tornou tão comum em nosso cotidiano que não a percebemos mais. Celulares, palmtops, realidade virtual, tablets, implantes, wireless, videogames e nano máquinas já são corriqueiros. Somos atendidos por máquinas, nos comunicamos através delas, permitimos que digitalizem nossas vidas em arquivos... Conversamos com elas. O tempo em que será impossível nos separarmos dos computadores está cada vez mais imediato.

E se um dia fosse necessário nos afastarmos de todo conforto tecnológico que nos cerca? Se precisássemos nos desconectar de toda a praticidade da evolução digital? Caso a sua vida, como você a conhece hoje, dependa de um total afastamento da informação, o que você faria? Se estivéssemos vivendo Os Dias da Peste moderna? Será que conseguiríamos puxar a tomada?

E a sessão de autógrafos será dupla, no romance cyber e na coletânea steam. O evento ocorre na livraria Café com Letras, de Belo Horizonte, no dia 12 de de dezembro, das 10h30 às 13h30.

Nenhum comentário: