13.4.12

Vikings no UniversoHQ

Este ano eu ainda não havia publicado resenha em um dos meus sites favoritos, o UniversoHQ. Nesta sexta-feira 13, pude retomar os trabalhos com uma crítica a respeito de uma série de quadrinhos que faz uma excelente ficção histórica. Northlanders, ou Vikings, como é chamada no Brasil, retrata os povos nórdicos que entraram para a História um milênio atrás. Criação de Brian Wood, esses quadrinhos muitas vezes respeitam mais a ambientação e seus personagens que as várias deturpações vistas em outras mídias, das montagens de óperas aos cinemas. Na resenha publicada hoje, falo sobre o encadernado A viúva do inverno, que agrupou oito edições da série mensal que já foi cancelada nos EUA. Boa leitura, bom final de semana, boa sorte.


Esqueça aquela imagem popularizada desde as primeiras montagens de óperas em que os vikings aparecem como guerreiros ensandecidos com capacetes cheios de chifres.
Na série Northlanders (traduzida e simplificada como Vikings no Brasil), criada por Brian Wood para a Vertigo, não faltam os guerreiros ensandecidos entre aqueles habitantes do norte. Mas o cuidado histórico que o escritor reservou a suas HQs evitou anacronismos como os tais capacetes cujos adornos nunca existiram.
Da mesma forma, o universo daqueles protagonistas que aterrorizaram a Europa mil anos atrás é bastante enriquecido por outros personagens e abordagens além dos costumeiros saqueadores, sempre com as espadas e machados nas mãos. O roteirista, conhecido também por sua série futurista ZDM - Terra de ninguém e pelas capas que fez para as 12 edições de Frequência global, de Warren Ellis, focou em outros aspectos do cotidiano dos antepassados dos escandinavos de nossos tempos.
Este encadernado, que reúne oito histórias da série mensal, é um ótimo exemplo. A ambientação mostra uma cidade fundada pelos nórdicos, com sua estrutura política organizada e com sua rede de comércio estabelecida. Os protagonistas já se mostram afeitos à fé cristã, ainda que guardassem memória dos antigos deuses que cultuavam.

Continua

Nenhum comentário: