10.4.12

Nós vemos uma fronteira diferente

Acabo de saber de um dos projetos mais interessantes que já vi desde que comecei a acompanhar o mundo da FC mais de perto, lá para o final de 2007, começo de 2008. Fábio Fernandes vai se coeditor de uma antologia que terá o controverso tema do Colonialismo e sob uma ótica bem distinta da que nos acostumamos a ver nos livros, cinemas, animações, seriados, games, enfim, na produção cultural que nos chega por diversas vias.

"Para esta antologia, vamos estar à procura de histórias a partir da perspectiva de pessoas e de lugares colonizados por regimes que não sejam de sua escolha (no passado, no presente ou mesmo no futuro). Nós não estamos prioritariamente interessados em histórias de guerra, apesar de não as deixarmos totalmente de fora. Não estamos interessados em histórias sobre um Homem Branco que aprenda com os erros de suas escolhas; nem em parábolas sobre contato com alienígenas em que os seres humanos são brancos anglófonos e os ETs apenas analogias para outras raças. Queremos histórias contadas dos povos colonizados, com personagens que não necessariamente falem inglês, de autores que tenham experiência do mundo além do Primeiro Mundo."

Essa é a intenção manifestada para a obra, a ser publicada pela The Future Fire, uma editora independente (na verdade, revista independente) especializada em ciberficção sócio-política e especulativa. Para viabilizar o projeto, a equipe responsável está angariando recursos no melhor estilo participativo de crowdfuding. Neste endereço você pode acessar mais detalhes desta ideia inovadora e contribuir para que sejam arrecadados os três mil dólares previstos para remuneração dos contistas, capista e outros custos, que não incluem a parte editorial, cedida voluntariamente pelos organizadores.

Nenhum comentário: