15.4.12

Novas histórias de um passado extraordinário

A mais bem sucedida, em termos de crítica e de repercussão, coletânea lançada pelo fandom de ficção científica nacional vai ganhar uma bem vinda continuação. Lançada com pioneirismo em 2009 pela Tarja Editorial, Steampunk - Histórias de um passado extraordinário recebeu algumas dezenas de menções e avaliações em blogs nacionais e estrangeiros, programas de TV e de podcasts, garantiu presença em livros como o Anuário de Ficção Científica e a Steampunk Bible. Agora, a mesma editora anuncia que chegará prevemente às livrarias físicas e virtuais Steampunk 2. Eu já estava sabendo e até já enviei uma noveleta para ser avaliada pelos organizadores, agora, que a notícia se tornou pública, vou compartilhar a nota publicada pelo site do Conselho Steampunk de São Paulo

.

Depois do indiscutível sucesso de público e crítica que foi “SteamPunk ~ Histórias de um Passado Extraordinário”, a Tarja Editorial resolveu lançar uma continuação com noveletas de autores selecionados tratando o SteamPunk cada um a sua maneira.

O período Vitoriano é o foco da obra, o que limita os contos entre 1837 e 1901, mas certa flexibilidade é dada nas circunstâncias ficcionais anacrônicas cabíveis.

Segundo o editor Gian Paolo Celli – também responsável pelo primeiro volume – a intenção é reunir entre 8 e 12 obras de ficção científica que provoquem a reflexão acerca do subgênero literário.

O elenco de autores presentes na primera coletânea impressionou bastante e houve inclusive repercussão internacional graças ao competente resultado literário.

Na nova coletânea todas as obras deverão se ater ao formato “noveleta” de narrativa livre, sendo deixadas de fora outros formatos como poesias e estruturas afins.

Como é do feitio da Tarja Editorial, nenhum valor é cobrado aos escritores e não há qualquer compromisso para além da divulgação da obra e cada autor receberá três exemplares – cujo evento de entrega será oportunamente agendado.

A editora pretende lançar o livro em formato 14x21cm, reservando cerca de 30 páginas por autor – que perfazem 45 mil toques ou de 14 à 15 páginas no formato A4. Precederá cada conto uma página de apresentação com o nome do autor e breve introdução a obra, seguindo-se à obra breve biografia do autor e área para fixar um endereço de website e email para contato.

A Tarja Editorial, como editora responsável pelo primeiro lançamento SteamPunk do Brasil, é alvo de um carinho especial do Conselho SteamPunk e de entusiastas de toda parte, mas nosso coração à vapor é enorme e vai continuar abraçando cada uma das demais editoras que se juntarem à ilustre pioneira com o intuito de enriquecer a produção de Cultura SteamPunk no país.

Para mais informações sobre o projeto, os interessados devem entrar em contato com a
Tarja Editorial pelo email steampunk2@tarjaeditorial.com.br

Nenhum comentário: