5.10.11

Anunciados os Consulados do Conselho Steampunk

Como já é tradição, periodicamente a Tor dot Com dedica semanas no ano à cultura steamer. E também já está ficando tradicional a participação de Fábio Fernandes falando do cenário brasileiro em tais ocasiões. Nesta terça-feira, o escritor e tradutor carioca entrevistou seu conterrâneo, o empresário e agitador cultural Bruno Accioly para falar das novidades do Conselho Steampunk nacional. Na conversa, além da divulgação das novidades em relação à nossa produção literária, foi anunciada uma informação em primeira mão e que deverá estender ainda mais a influência do Brazilian Steampunk pelo mundo ao mesmo tempo em que os entusiastas locais do gênero poderão ser ainda mais favorecidos com um maior intercâmbio cultural internacional. Segue a tradução do trecho em que são mencionados os futuros Consulados Steampunk:


Para onde você vê o steampunk indo por sua comunidade? Até onde vocês pretendem ir?
O Conselho Steampunk juntou-se à Sociedade Retrofuturista que usará o mesmo modelo adotado por nós para promover outros gêneros, como Dieselpunk e Cyberpunk. Acreditamos que este processo é importante para um intercâmbio entre os gêneros e que todos podem se beneficiar do formato de sucesso que fomos fortuitos o suficiente em desenvolver.
Mas, em relação ao steampunk propriamente, a notícia é promissora, e vemos o futuro de forma ambiciosa.
Nós, obviamente, esperamos ver uma Loja em cada estado do nosso país, mas recebemos comentários de colegas americanos e europeus sobre como seria possível exportar o Conselho Steampunk.
Recentemente, houve um interesse vindo do exterior em, de alguma forma, importar o nosso modelo de expansão. Isso acabou nos ajudando a criar um conceito interessante que, acredito, pode beneficiar muito o steampunk no Brasil e talvez em todo o mundo.
Nossa visão é que forçar a entrada de uma organização essencialmente brasileira em outro país é algo intrusivo demais para realmente beneficiar o movimento steampunk. É por isso que, depois de algumas discussões, chegamos a uma solução enriquecedora para expandir a nossa influência de uma forma que pode interessar outras organizações de cultura steamer.
Atualmente, estamos trabalhando para a fundação do primeiro Consulado do Conselho Steampunk, cuja função será exatamente o intercâmbio de informações sobre a produção da cultura steamer nos países em que estaremos presentes. O papel de um Consulado será o de oferecer naquele local informações sobre a produção brasileira e o de transmitir para o Brasil informações sobre a produção daquele país. O Consulado também irá funcionar como um meio de troca de informações históricas do século XIX do país em que serão alojados e sobre a história recente brasileira, que, acreditamos, irá enriquecer consideravelmente a qualidade da informação disponível sobre o período.
Esta ainda é uma ideia nova, e nós estamos estabelecendo as bases teóricas de tudo, mas o primeiro Consulado será fundada no país cuja tecnologia naval foi responsável pela nossa descoberta: Portugal.

Nenhum comentário: