23.11.10

Novidades à vista em aoLimiar

O empresário Bruno Accioly, um dos fundadores do Conselho Steampunk, anunciou em seu site pessoal novidades relacionadas à principal rede social dirigida aos produtores e consumidores de ficção fantástica no Brasil. Reproduzo abaixo a íntegra da nota postada no dia 21 de novembro.




aoLimiar . Público, Profissionais e Canais



Quando o aoLimiar foi concebido como Rede Social de Editoras, Escritores e Leitores de Literatura Fantástica, e após a iniciativa do Conselho SteamPunk, sabíamos que apoio tecnológico da dotweb não seria suficiente para manter o interesse de leitores, escritores e editoras no projeto.

Uma iniciativa sem fins lucrativos tem suas limitações no sentido de veicular a si mesma pelos meios de comunicação e tem de contar com a criatividade e com meios mais democráticos como a Internet e o boca a boca.

Os colaboradores, hoje cadastrados no aoLimiar, são uma fração do que comunidades com fins lucrativos conseguem arrebanhar graças ao seu acesso a meios de comunicação, muitos dos quais são os próprios fundadores de tais iniciativas.

Acreditamos que toda e qualquer iniciativas hoje presentes na Internet são esforços importantes para promover a cultura literária no país, seja lá qual for o modelo de negócios, o tamanho da operação ou as boas intenções por detrás destes projetos.

O aoLimiar foi projetado com um Primeiro Movimento composto de três fases iniciais que, dentro de suas limitações, acreditamos, atingiram seus objetivos:

Primeiro Movimento

Primeira Fase

Fornecer um serviço gratuito de publicação de Livros Virtuais dedicados a Literatura Fantástica, oferecendo um espaço onde a comunidade poderia publicar amostras, teasers e trabalhos inteiros para a comunidade editorial, leitores em potencial e outros autores.

Segunda Fase

Fornecer um serviço gratuito de publicação de Portais de Conteúdo dedicados a Literatura Fantástica, como o Omega Point Universo Alternativo e o Ficção Científica e Afins, todos produzindo conteúdo relevante e diversificado sobre Literatura Fantástica.

Terceira Fase

Fornecer Ferramentas de Comunicação gratuitas para Editoras, Autores e Leitores poderem estabelecer relações de forma facilitada com o objetivo de permitir às Editoras identificar novos talentos, veicular concursos literários e perceber os interesses dos leitores.

Sistemas de Mensagens Privadas, Mural de Atividades, Comunidades, Fóruns, Salas de Bate-Papo e até mesmo um mecanismo de Mensagens Instantâneas foram implementados ou adquiridos para benefício da comunidade literária.

A Próxima Etapa

É chegada a hora de darmos mais um passo na direção da comunidade nacional de Literatura Fantástica e empreender um novo movimento… um Segundo Movimento.

No mês de Dezembro estarei, com ajuda do Conselho SteamPunk e apoio da dotweb, divulgando o Segundo Movimento do aoLimiar.

Para esclarecer de ante-mão quais os alvos deste novo movimento sem estragar surpresas ou interferir no andamento de negociações e parcerias, pode-se dizer que este Segundo Movimento endereça: (1) a opinião do público sobre a produção editorial do cenário literário em questão; (2) aos demais envolvidos nos processos produtivos literários da comunidade de Literatura Fantástica; e (3) a real necessidade de criação de canais de publicação independentes e mais devotados a produção, divulgação cultural e nos benefícios sociais deste substrato que em qualquer outra coisa.

A iniciativa aoLimiar ainda é profundamente dependente da propaganda boca-a-boca e, por isso, contamos com cada um dos leitores, escritores e editoras envolvidos e não envolvidos, para divulgar para outros leitores, escritores e editoras ligadas a Literatura Fantástica, para propalar o trabalho que vem sendo desenvolvido até agora e o constante interesse do aoLimiar em oferecer um melhor serviço para promover a cultura literaria nacional.

Existem algumas formas de dar apoio a esta iniciativa efetuar seu cadastro no aoLimiar.com.br, sugerir que leitores, autores e editoras efetuem seu cadastro e divulgar através de meios eletrônicos como o Twitter, o Orkut, o Facebook e pelo seu website.

Peço, portanto, que divulguem como puderem esta carta de intenções em meu nome, em nome do Conselho SteamPunk e em nome da dotweb.

Muito Obrigado,
Bruno Accioly

Nenhum comentário: