15.11.10

Daguerreótipos em movimento

Ainda no clima do feriadão, com tempo sobrando para um bom filme? A escritora Cristina Lasaitis fez uma lista interessante de filmes de época, bastante apropriados para quem gosta da atmosfera carregada de vapor.


Espartilhos, leques, perucas, cachinhos, brocados, babados, rendas, veludos, rococós, borlas, filigranas, carruagens, castiçais, duques, condes, princesas, cortesãos, reis, ópera, pó de arroz, clavicórdios, violinos…
Para você que também é fascinado pela estética renascentista, ou simplesmente gosta de história, ou simplesmente sonha com a Madonna cantando Vogue de Maria Antonieta, ou pra você que gosta de desfrutar das mordomias audiovisuais da modernidade, elaborei esta lista top 9 de filmes da renascença:
Ligações Perigosas (Dangerous Liaisons, 1988)
Direção: Stephen Frears
Baseado na obra Les Liaisons Dangereuses, de Pierre Choderlos, a versão cinematográfica com atuação brilhante de John Malkovich e Glenn Close traz uma bonita reconstrução da vida ociosa e frívola da nobreza francesa. Apresenta um duelo de sabotagem e sedução entre a Marquesa de Merteuil e o Visconde de Valmont, que não medem esforços em suas vinganças e conquistas. Um filme visualmente atraente, uma trama engenhosa e repleta de sutilezas.
*
 Continua

Um comentário:

Leonardo Peixoto disse...

Este blog era ideal para conhecer coisas novas e antigas , seria legal se ele voltasse .