26.4.10

Damas do Vapor

Nem bem comentei o fato de ele ter sido considerado o "porta-voz da subcultura steampunk brasileira" pela Steampunk Magazine, e já encontrei na rede outra entrevista de Bruno Accioly divulgando mais projetos de divulgação da cultura steamer. Desta vez foi uma entrevista que o empresário carioca concedeu ao site Cosplayers Net, dedicado às pessoas que se fantasiam de seus personagens favoritos dos quadrinhos, cinema, animações, games ou literatura. O tema da conversa conduzida por Ricardo Iagi foi o concurso promovido por Accioly e seus associados do Conselho Steampunk para incentivar uma maior participação feminina neste universo que recria o século XIX com tons fantásticos.

O projeto em pauta é o concurso SteamGirls, aberto a todas as interessadas em mostrar ao público seus trajes inspirados naquele período da História, com algum toque retrofuturista. Abaixo, segue um trecho da entrevista que levou o título "Cosplay com um toque histórico" e, no post seguinte, algumas das fotos já enviadas e publicadas no site criado para o concurso.

CN: Como surgiu a idéia para o concurso SteamGirls?
BA: A idéia surgiu do fato de que boa parte do Conselho SteamPunk regularmente se veste em trajes vitorianos e cultiva hábitos que alardeiam as virtudes atribuídas à época sem se permitir abraçar tudo aquilo em que a época falhava. Sob este aspecto o concurso é ao mesmo tempo uma homenagem a mulher, ao gênero e a uma visão utópica e nostálgica da Era Vitoriana. A iniciativa e patrocínio, contudo, vem do OutraCoisa.com.br e da dotWeb.com.br.

CN: Vocês esperam por um bom número de cosplayers desse estilo? Já estão recebendo fotos?
BA: O que ocorre é que o SteamPunk não é tão reconhecido como estilo no Brasil quanto é, digamos, na Alemanhã -, informação que temos por conta da parceria do Conselho com o www.ClockWorker.de, que já veio ao País duas vezes, representado por Johanna Sievers. Hoje temos oito candidatas inscritas e uma dezena de outras que vêm nos perguntando detalhes de como participar e como se vestir.

steampunk2.jpgCN: Vocês participam de eventos de animê e mangá?
BA: Estamos começando a estabelecer algumas parcerias e a aparecer nos lugares, seja a paisana seja em trajes vitorianos, mas ainda não participamos. Há interesse, sem dúvida, de nos aproximarmos da comunidade de cosplay, sobretudo por conta de haver já esta tradição, no Conselho SteamPunk, de aparecer por aí em roupas tão peculiares.

CN: Vocês realizam eventos próprios? Há datas específicas que possam ser divulgadas?
BA: Até por conta de ser mais conhecido em São Paulo, o movimento por aqui tem sido muito mais forte. Já houve dois eventos desde o início do ano e a Loja São Paulo vem divulgando-os em seus sites. Um evento está previsto para o dia 26 de julho e maiores detalhes vão poder ser encontrados nos sites do Conselho.

Nenhum comentário: