10.4.10

Steampunk na TV 2

No finalzinho de setembro do ano passado escrevi aqui:

A coletânea Steampunk - Histórias de um passado extraordinário foi lançada durante o Fantasticon 2009, evento organizado por Silvio Alexandre no mesmo local em que vai ocorrer, em novembro, uma nova atividade ligada ao gênero. O lançamento do livro foi marcado ainda por uma mesa redonda que discutiu e apresentou a cultura steamer aos brasileiros.

Aquela conversa reuniu o organizador da coletânea, Gian Celli, editor da Tarja, um dos autores, Fábio Fernandes, e o empresário Bruno Accioly, fundador do Conselho Steampunk. A boa notícia para os que perderam o evento ou para aqueles que querem rever a discussão é que agora a mesa redonda está disponível na rede, no site da TV Cronópios. Clicando aqui você pode assistir à mesa "Steampunk e os novos rumos da ficção científica".

O gênero voltou a conquistar espaço na televisão esta semana. Primeiramente foi o colunista social Amaury Jr., da Rede TV!, quem convidou dois representantes da Loja São Paulo do Conselho Steampunk, Lord Fire e Lili Angelika, a apresentarem a seus telespectadores o assunto. Focado principalmente na questão da indumentária em estilo vitoriano - mas também com observações sobre outros temas dessa "nova tribo", como definiu o apresentador - a matéria de quase quatro minutos pode ser conferida no canal do YouTube do Conselho.

Uma outra investida televisiva do gênero ocorreu nesta sexta-feira, dia 9 de abril, no programa Hiper-Real da SescTV. Infelizmente, como não tenho o canal em minha grade, não pude assistir a esse programa que parece ter sido muito bom. Para quem perdeu a primeira exibição mas conta com a possibilidade de ver a programação daquela emissora, há reprises programadas, como informa este site:




Steampunk (14 anos)


reprises deste programa
10/04/2010 : 01h00 : sábado
10/04/2010 : 23h00 : sábado
11/04/2010 : 20h00 : domingo
12/04/2010 : 05h00 : segunda-feira

Steampunk é mais que um subgênero de ficção cientifica, é também uma versátil e criativa estética de viver. O SteamPunk no Brasil conta com uma estrutura que inclui um Conselho criado em 2008 que promove eventos em que grupos de jovens se encontram no Memorial do Imigrante de São Paulo para passear, vestidos como damas e cavalheiros, na velha Maria Fumaça.


Um caleidoscópio dos jovens na São Paulo contemporânea. Grupos diferentes, interesses distintos, prazeres e problemas singulares. Histórias da juventude.

Nenhum comentário: