24.3.10

Feliz Ada Lovelace Day

Uma legítima e real personagem steampunk recebe homenagens no dia de hoje. Augusta Ada King, Condessa Lovelace (1815-1852). Não serei eu a falar sobre ela, deixarei para uma autêntica seguidora dos feitos dessa inglesa notável, minha querida amiga Giseli Ramos, a CyberGi (que ainda fez a gentileza de me citar em seu post dedicado à data):

Hoje é o dia de Ada Lovelace! Não, não, ela não nasceu nessa data, é um dia dedicado para blogar e/ou twittar a respeito das contribuições das mulheres na ciência, o que acho uma iniciativa bem válida. Afinal, você sabe se houve alguma mulher que ganhou a medalha Fields? E sabia que Ada Lovelace foi a primeira programadora? Ela fez o primeiro programa que poderia funcionar na máquina analítica de Babbage. De fato, a matriarca da programação (by Romeu).
Ada Lovelace
Ada Lovelace, a matriarca da programação

Bem que queria fazer um post caprichado a respeito (falta de tempo…), então me concentrarei em passar uns links que achei bem interessantes e uns comentários rápidos. Para começar, veja essa fantástica apresentação a respeito de Ada Lovelace (em inglês). Vale muitíssimo a pena ver! =D

É coisa recente as mulheres começarem a serem reconhecidas na área de computação… Conhecem o prêmio Turing? É uma espécie de Nobel da computação, para premiar as contribuições nessa área, afinal, um bom trabalho deve ser reconhecido, não? Desde 1966 não tinha premiado nenhuma mulher… até 2006! Quem ganhou nessa época foi Frances E. Allen, por suas contribuições à área de otimização de compiladores e de processamento paralelo. E em 2009, outra mulher ganhou o prêmio, Barbara Liskov, por contribuir para os fundamentos de design de sistemas e de linguagens de programação. Espero que no futuro possamos ver mais trabalhos importantes e marcantes feitos pelas mulheres. Para ver a lista de todos os ganhadores do Turing award, veja o verbete da Wikipedia.

Outra dica é esse wiki de mulheres notáveis. Vale a visita!
O texto continua aqui, recomendo.

2 comentários:

Giseli disse...

Hey, Romeu, obrigada pela divulgação! =D Ah, aproveitei para botar o link do seu blog no seu nome (tinha me esquecido...). E você sabe que meu nome termina com i! =P Valeu!

Romeu Martins disse...

Ai, foi força do hábito tascar o "e" no seu nome. Já copidesco!

Valeu, Gi, pela inclusão do Cidade Phantástica no projeto e parabéns pelo post. Foi um prazer divulgar!