13.1.10

The difference engine vai sair no Brasil

Estava ainda ontem dizendo que o Ano do Vapor se devia tanto às novidades produzidas no Brasil quanto às que devem ser lançadas em versão nacional. Pois o editor da Aleph, acaba de confirmar esse vatícinio ao comunicar na maior comunidade em português dedicada à FC do Orkut que uma obra clássica e definidora do gênero, da qual falamos aqui desde o início do blog, vai chegar às nossas livrarias. Adriano Fromer Piazzi disse: "Com imenso prazer que comunico que iremos publicar, ainda este ano, um grande clássico Steampunk. THE DIFFERENCE ENGINE, de William Gibson e Bruce Sterling".
.

No segundo post deste blog, no dia 17 de janeiro de 2009, escrevi sobre a obra:

Normalmente, um texto do tipo parte do pressuposto de algum ponto de divergência entre a nossa história e a do universo ficcional em questão. Um exemplo é o livro The difference engine, de 1990, escrito a quatro mãos pelos criadores do movimento cyberpunk Willian Gibson e Bruce Sterling. Na obra, a hipótese de partida é que o cientista e matemático inglês Charles Babbage (1791-1871) teria construído uma máquina (que chegou mesmo a projetar) : o primeiro computador do mundo, baseado apenas em peças mecânicas.

É esse livro tão importante para a parte literária da cultura steamer que logo vai ganhar versão em português com a qualidade de uma das melhores editoras a investir em ficção científica em nosso país. E quando isso vai ocorrer? Em 2010, o Ano do Vapor.

8 comentários:

Alexandre Lancaster disse...

Pombas, é o grande lançamento do ano! :D

Romeu Martins disse...

Opa! Pois então, vai ser O impulso para esse cenário steampunk nacional. Grande feito da Aleph!

Fabio Fernandes disse...

Ahá! ;-)

Romeu Martins disse...

Um passarinho bem que tinha me piado ;-)

bibs disse...

nossa, tá aumentando minha lista de aquisições para biblioteca
=DDDD

Romeu Martins disse...

Reserve um espaço na biblioteca só para os lançamentos do ano. Já vai dar para encher uma estante... :-)

Matheus A. Quinan disse...

Cara, isso é ótimo!
E esse negócio de "Ano do Vapor" é a maior verdade que já falaram em 2009, haha!

Romeu Martins disse...

Frase do Bruno Accioly, meu caro, que sabe das coisas ;-)