11.1.10

Entrevista com Gerson Lodi-Ribeiro

Acabo de publicar no Overmundo uma conversa que tive com o escritor Gerson Lodi-Ribeiro, um dos inspiradores e homenageados na noveleta "Cidade Phantástica". Na entrevista, ele fala sobre uma das principais atrações do Ano do Vapor, a coletânea steamer que organizou com autores portugueses e brasileiros para a editora Draco. Abaixo, reproduzo este trecho e deixo o link para a leitura do material completo aqui.

Além de escritor você é também um editor e organizador de coletâneas memoráveis. Deve voltar a essa atividade ainda este ano, com uma antologia de textos inéditos chamada Vaporpunk. Poderia falar um pouco sobre esse trabalho, que também envolve HA, e sobre alguns outros projetos que, porventura, estejam em seus planos?

A Vaporpunk foi concebida como uma antologia steampunk luso-brasileira. Uma antologia de noveletas. Pois steampunk é um subgênero da H.A. e, se o conto é o formato da FC por excelência, a noveleta é o formato pelo qual a H.A. melhor se exprime. Para coordenar o trabalho editorial, mais duro à medida em que o editor decide atuar mais como editor de fato (intervindo de forma efetiva para melhorar os trabalhos submetidos), associei-me com um grande amigo, Luís Filipe Silva, que coincidentemente também é um dos maiores autores de ficção científica da língua portuguesa. Trabalhos e autores já estão praticamente fechados (conforme já divulgado pelo próprio entrevistador) e, se tudo correr conforme o planejado, a Vaporpunk sairá pela Draco este ano.

Nenhum comentário: