1.12.11

Damas e Cavalheiros, a Steampunk Bible - em português

Hoje faz exatamente seis meses que a melhor e maior obra de referência sobre a cultura steampunk foi lançada, com festa, em Nova Iorque. Editada pela tradicionalíssima Abrams e organizada por Jeff VanderMeer e S.J.Chambers, a Steampunk Bible desde o início já mostrou a que veio como um documento definitivo sobre toda as manifestações daquele movimento, na literatura, na moda, nos games, nos quadrinhos, na vida cotidiana de quem leva este gênero que nasceu na ficção científica a sério. Resenhado pelos principais jornais e revistas do mundo, adotado em disciplinas de escolas americanas, presente em museus importantes, procurei registrar algumas das conquistas e referências da obra a respeito de nosso país em uma tag especial neste blog. Agora tenho o prazer de dar uma notícia que há muito esperava e que me deixou verdadeiramente empolgado ontem, quando recebi a novidade oficialmente: a Bíblia do Vapor vai ganhar edição brasileira.



A editora responsável pela versão nacional foi notícia aqui em uma nota exclusiva do dia 28 de setembro (quando anunciei o primeiro investimento dela na área steamer, a compra dos direitos de Boneshaker, de Cherie Priest). Agora, a UnderWorld, da queridíssima carioca radicada em Minas Gerais Fabiana Andrade, marca mais um ponto definitivo na consolidação da cultura steamer em nosso país. Como se não bastasse isso tudo, ainda podemos ter a certeza absoluta de que a obra vai receber uma excelente tradução, pois o responsável é ninguém menos que Fábio Fernandes. O mesmo que está vertendo Boneshaker para o português e que, na direção oposta, traduziu um trecho de minha noveleta "Cidade Phantástica" para o inglês, justamente o que está presente na edição original da Steampunk Bible.

Na certeza de que não poderia dar uma notícia melhor para começar o último mês deste ano incrível, compartilho minha alegria e entusiasmo com os leitores.

7 comentários:

bibs disse...

aaaaaaah, foi um maginífico "bom dia" esse!!!
eu aqui doidinha fechando a monografia e leio uma notícia dessas *_* tô feliz da vida, e nem lançou ainda hahahaahah
\o/

Romeu Martins disse...

Eu já estava angustiado de vontade de tornar o anúncio público! Mas tínhamos que esperar até a Fabi ter o contrato oficialmente assinado ;-)

Unknown disse...

Abre uma faixa: "EU JÁ SABIA!"

Alexandre Mandarino disse...

Ótima notícia! Essa coletânea é muito boa!

Romeu Martins disse...

É, digamos que não era exatamente um segredo, só algo que ainda aguardava confirmação oficial. É uma obra realmente imprescindível para quem gosta e para quem quer se aprofundar mais no gênero.

Duda Falcão disse...

Que legal! Certamente vou adquirir o livro!
Um abraço!

Romeu Martins disse...

E eu ainda não tinha tido a oportunidade de te dar os parabéns pela obra que vai sair pela UnderWorld, Duda! Congrats, meu velho!