9.7.11

Semana Sherlockiana - Final: A Sociedade

Agora a tarde estou indo para o evento que encerra esta semana temática do blog, a conversa promovida pela Sociedade Histórica Desterrense e seu Círculo Literário Cruz e Sousa a respeito de Um estudo em vermelho. Antes disso, deixo aqui um último post, com o estatuto de uma iniciativa promovida por um trio de escritores que estará presente na coletânea Sherlock Holmes - Aventuras Secretas. Ao publicar seu artigo sobre as vilãs brasileiras presentes no Cânone no prestigiado Baker Street Journal, Carlos Orsi Martinho foi incentivado a criar um grupo de estudos da obra de Arthur Conan Doyle no Brasil. Foi exatamente isso o que ele fez, em parceria com o outro organizador daquele livro de contos, Marcelo Augusto Galvão, e com o autor da ideia da antologia, Octavio Aragão (por sua vez, inspirado em um comentário feito anos antes por Braulio Tavares).

Então, por iniciativa dos três escritores, nasceu The Isadora Klein Amateur Mendicant Society, nome inspirado justamente em uma das vilãs brasileiras citadas, que foi apresentada ao mundo no caso "As três empenas". Adiante, reproduzo em primeírissima mão os estatutos desta honorável Sociedade, na qual, tenho a honra de anunciar, meu ingresso foi aprovado, juntamente com uma ilustração de sua patronesse, desenho de autoria de  Howard K. Elcock:


ARTIGO I

A sociedade chamar-se-á The Isadora Klein Amateur Mendicant Society. Quando conveniente, seu augusto nome poderá ser representado pela sigla IKS

ARTIGO II

Seu objetivo é discutir os textos atribuídos a James H. Watson, tratando da biografia do Sr. Sherlock Holmes, e obras de outros autores e em outros meios que porventura possam lançar luz sobre os supracitados senhores Holmes e Watson.


ARTIGO III

A direção da sociedade será exercida pelo Círculo Vermelho, composto inicialmente pelos membros fundadores. Essa atribuição é vitalícia, e só se encerra em caso de renúncia.

PARÁGRAFO ÚNICO: Os membros do Círculo poderão, à sua própria discrição e ao assinar documentos de caráter sherlockiano, sufixar seus nomes com a sigla CV. Exemplo: João Fulano, CV.

ARTIGO IV

Novos membros poderão ser aceitos, mas apenas após aprovação unânime do Círculo.

ARTIGO V

O Círculo Vermelho reunir-se-á (pelo menos) uma vez ao ano, para realizar libações em homenagem ao ilustre senhor Sherlock Holmes e a seu digníssimo biógrafo.

ARTIGO VI

Este estatuto poderá ser emendado por meio do voto unânime do Círculo Vermelho.


NOTA: Os membros-fundadores são Carlos Orsi, Marcelo Augusto Galvão e Octavio Aragão

2 comentários:

Cirilo Lemos disse...

Quero saber se vão aprovar meu ingresso, hahaha.

Romeu Martins disse...

Parece que o ritual de iniciação é pesado...