22.4.11

Atomicpunk no tabuleiro



A primeira vez que falei no assunto por aqui, foi num feriadão, o do Dia das Crianças passado, quando relembrei um jogo que fez as minhas tardes nos anos 80 bem mais divertidas e me fascinou em relação ao século XIX: Scotland Yard (o que levou um leitor a me deixar uma dica que gerou o segundo post sobre tais jogos). O tema retorna aqui pela terceira vez, novamente em um feriado, por conta de uma dica que li no blog do escritor Marcelo Augusto Galvão, que por conta disso, fiquei sabendo ser também um aficionado por essa fascinante atividade:


Quem acha que jogos de tabuleiro se resumem aos veteranos Banco Imobiliário – na realidade, uma cópia do americano Monopoly, criado na década de 30 – ou War – outra cópia, desta vez do Risk, inventado nos anos 50 -, pode ficar surpreso em conhecer a variedade que existe na Europa e EUA, com jogos usando as mais diversas mecânicas e temas – horror, fantasia, cenários históricos etc. O mais legal é que agora o Brasil começa a  lançar jogos criados por brasileiros e usando a ficção científica como temática. Os exemplos a seguir são da Riachuelo Games:


Guerreiros de Ferro – Era Atômica é um jogo de guerra que tem como cenário uma Segunda Guerra Mundial que se prolonga até a década de 50. Além disso, a Terra foi invadida por alienígenas, transformando o planeta em um lugar apocalíptico.

Para ler a segunda dica do Galvão, você deve ir ao blog dele. No que interessa a esta página,  a descrição de Guerreiros de Ferro enquadra o jogo naquela forma de retrofuturismo conhecida como Atomicpunk. Seria interessante conferir como Antonio Marcelo e Flávio Jandorno, os responsáveis pelo projeto, levaram essa proposta aos tabuleiros.

Um comentário:

Leonardo Peixoto disse...

Foge um pouco do foco do texto , já que é de miniaturas e não de tabuleiro , mas descobri um jogo que poderia render um bom post chamado Dark Future !
Ele se passa em um cenário apocalíptico e de fantasia científica onde a sociedade entrou em colapso , as leis da física foram quebradas , megacorporações tem controle total , a tecnologia corre solta e patrulheiros combatem a escória renegada nas estradas !
Kim Newman , com o pseudônimo de Jack Yeovil , escreveu uma série de livros baseados nesse jogo , criando uma história alternativa elaborada com referências da cultura pop !