20.2.11

Guia de Moda para Reconstrucionistas

O título acima foi dado por Pauline Kisner, a Mme. Mean, a uma série de postagens em seu blog Diários Anacrônicos. A professora de História - e organizadora dos primeiros encontros de Florianópolis dedicados a reconstruir as mais diversas épocas de nosso passado - compilou nos últimos dias uma grande variedade de dicas a todos os interessados na pesquisa sobre vestuário do final do século XVIII até início do XX. Nem preciso dizer o quanto isso é interessante para apreciadores do steampunk, seja para melhor descrever as roupas em seus textos ou para reproduzir a moda do período escolhido em algum evento. Abaixo, vou reproduzir o primeiro post desta série para, em seguida, deixá-los com os links para a sequência do Guia.


A primeira participação num evento reconstrucionista acaba trazendo à tona uma certa preocupação com o traje a ser usado. Roupas e acessórios de época não são fáceis, nem muito baratos, de se comprar ou construir, além de requerer um certo estudo do período. Nos primeiros eventos reconstrucionistas, é natural que você não esteja disposto(a) a investir grandes somas num guarda-roupa historicamente correto. Para ser sincera, não aconselho ninguém a fazer isso logo no início; até que você tenha certeza de que gosta da coisa e vai se manter no reconstrucionismo por mais alguns anos, pode investir em peças mais simples e baratas, que possam até mesmo ser usadas no seu dia-a-dia.

Com um pouco de paciência e disposição, muita coisa útil e de boa qualidade (não necessariamente cara!) pode ser achada em brechós, lojas de fantasia, antiquários e entre os pertences dos seus avós. Já tive também boas surpresas no Mercado Livre, com chapéus, luvas e até mesmo relógios de bolso. No entanto, essas dicas não servem de nada se você não souber exatamente o que procurar. Sugiro que você comece dando uma boa lida no material disponibilizado em nossos fóruns, para se familiarizar com a silhueta e os estilos de cabelos, sapatos e acessórios de cada época.

Dos séculos que a Sociedade Histórica Desterrense (SHD) se propõe a reconstruir em seus eventos, o período de 1530-1790 é o que possui os trajes mais difíceis de serem reproduzidos, principalmente em função da falta de materiais adequados para confecciona-los e referências em português. O mesmo se estende aos acessórios desse período. Assim, para você que é um(a) iniciante nos eventos reconstrucionistas, sugiro aproveitar o período de 1790-1930. Você poderá conferir aqui no blog algumas dicas para damas e cavalheiros reconstrucionistas apresentarem-se com dignidade nos eventos, sem comprometer suas finanças.

Vamos aos links, com algumas das fotos escolhidas por Pauline:

Guia de Moda Reconstrucionista Feminina: 1790-1830


Guia de Moda Reconstrucionista Feminina: 1840-1900



Guia de Moda Reconstrucionista Feminina: 1900-1914


Guia de Moda Reconstrucionista Feminina: 1918-1930


Guia de Moda Reconstrucionista Masculina

5 comentários:

Pauline "Mme. Mean" Kisner disse...

Obrigada pelo link, Romeu.

***
Algumas pessoas tem enviado suas dúvidas por e-mail, twitter e pelo sistema de comentários do próprio blog. Na medida do possível, vou tentar esclarecê-las no blog mesmo, mas sejam pacientes^^

Romeu Martins disse...

Prazer é meu sempre, Pauline ;-)

Febo Vitoriano disse...

O que seria de nós sem a Pauline?

Romeu Martins disse...

Ela é uma força da natureza.

Febo Vitoriano disse...

Uma graça!