2.1.10

Torre de Vigia 12

 Para o primeiro post de 2010, tenho o prazer de constatar que a coletânea Steampunk - Histórias de um passado extraordinário apareceu em mais uma lista dos melhores livros do ano. E quem preparou a listagem foi a mesma autora da primeiríssima resenha que a obra recebeu, logo que saiu de gráfica, no dia primeiro de agosto: a IA orgânica, Giseli Ramos. Tenho ainda outro prazer, o de estar presente em um segundo livro deste seleto grupo, a edição número 1 de Paradigmas. Abaixo, os livros e os comentários da CyberGi:


Livros made in Brazil

O ano foi recheado de bons lançamentos de autores brasileiros. Não só em ficção científica, como de outros gêneros. Meus top 7 em árvore morta e 4 ebooks:



  • Anacrônicas – Ana Cristina Rodrigues: Ótimo apanhado de contos curtos recheados com ilustrações de Estevão Ribeiro.

  • Taikodom: Crônicas – Gerson Lodi-Ribeiro: Space opera à la brasileira.

  • FC do B de 2009 – vários autores: Todo ano se realiza um concurso para selecionar os melhores contos em ficção científica que são publicados em um livro. Esse ano o pessoal caprichou em muitos contos.

  • Trilogia Padrões de contato – Jorge Luiz Calife: Excelente ficção hard brazuca. Apesar de ter achado algumas partes meio enrolativas, a trama como um todo é bem bacana e vale a pena ser lida.

  • Paradigmas volumes 1 a 3: Coletâneas de vários autores. A qualidade dos contos não é uniforme, mas em cada volume sempre há uns contos de destaque.

    Por ora é isso. Aviso que não estão em ordem de preferência e, apesar de ser os meus 7 favoritos, a não-menção de outras obras não a desmerece necessariamente, é só por questão de critério e espaço.

    E os ebooks:

    • O nômade – Carlos Orsi Martinho: Apesar de ter achado que o final podia ser um pouco melhor, ainda assim vale uma olhada.

    • O fantasma na máquina – Lúcio Manfredi: Noveleta cyberpunk brazuca, com SP de cenário. Trama com alguns clichês e partes meio abstratas e confusas, mas a história como um todo é interessante (e poderia ser reaproveitada para dar uma novela melhor ainda).

    • O jogo do tabuleiro – Simone Saueressig: Essa trilogia me surpreendeu. Um grupo de amigos se dá pelo desaparecimento de um dos amigos, que disse que ia jogar. Misto de fantasia, rpg e algumas coisas a mais.

    • O melhor do desafio operário – vários autores: Coletânea de contos do grupo Fábrica dos Sonhos. Boa parte dos contos são bem escritos, mesmo que alguns peguem clichês. Bem bacana!

    4 comentários:

    Giseli Ramos disse...

    Opa, valeu pela menção! :-) Ah, a menção é merecida, seus contos são bons nos dois livros que aparecem. Espalhar os bons livros é bom!

    Romeu Martins disse...

    E mencionar os bons posts dos amigos, também! Beijo, Gi, feliz ano do contato!

    Unknown disse...

    Oi Romeu! Olha, valeu a citação para "O Jogo no Tabuleiro". Você leu, mesmo?! Que legal! Não esqueça que, se tiver vontade, pode fazer parte das "Jogadas Apócrifas".
    Um abraço e feliz 2010!

    Romeu Martins disse...

    Oi, Simone. Ainda não li sua obra, estou reproduzindo a lista da Giseli Ramos. Mas não vai faltar oportunidade para eu me redimir na leitura.

    Abraço, feliz 2010 ;-)