6.7.09

Steampunk - A primeira coletânea nacional

Recebi informações sobre o livro em que vai ser publicada a noveleta "Cidade Phantástica".

Steampunk - Histórias de um passado extraordinário vai trazer textos de nove autores em 184 páginas. O lançamento será nos dias 25 e 26 de julho, das 11 às 19 horas, durante a Fantasticon 2009 – III Simpósio de Literatura Fantástica que ocorrerá na Biblioteca Temática de Literatura Fantástica Viriato Corrêa, na Rua Sena Madureira, 298 – Vila Mariana – São Paulo – SP.

Abaixo você pode conferir a capa do livro e alguns detalhes dos contos e autores presentes na obra, editada pela Tarja Livros.



Gianpaolo Celli trouxe uma história clássica, com referências históricas reais misturadas com ação e intrigas, envolvendo sociedades secretas e o prelúdio do que se tornou a guerra Franco-Prussiana. Fábio Fernandes apresentou uma adaptação primorosa do complexo de Frankenstein, com uma visão fascinante de um futuro onde a sociedade divide seu espaço com a maquinidade. Antônio Luiz rompe as amarras do metal, trabalhando avanços em outra área de estudo, com ambições até mesmo maiores e mais perigosas: a medicina. Alexandre Lancaster cedeu uma narrativa com ares de ficção científica, onde a ciência aponta que somente pode ser vista com simpatia se for inofensiva, caso contrário, torna-se uma maldição. Roberto Causo transporta o leitor para uma viagem repleta de escaramuças pelas selvas de nosso país, mas não entre as árvores, mas acima delas, mostrando Santos Dummont de uma forma inusitada. Claudio Villa arremessa o leitor para o mar, singrando suas águas acima e abaixo, em busca de um tesouro que leva o leitor aos ares do terror lovecraftiano. Jacques Barcia nos dá um conto “estranho”, unindo o drama da guerra, máquinas quase humanas e seres inacreditáveis da mitologia em um caldo que realmente proporciona uma nova criação. Romeu Martins transporta o leitor para um ambiente de faroeste à brasileira, com o clima típico desse estilo de folhetim, mas com heróis e bandidos extremamente vaporosos. E Flávio Medeiros encerra as páginas da obra com chave de ouro, mostrando os clássicos dirigíveis e submergíveis em um drama de honra que certamente agrada muito aos apreciadores do gênero.

11 comentários:

José Roberto Vieira disse...

muito bom!!

Romeu Martins disse...

Bela capa, hein?

Ludimila Hashi disse...

Uau, bela capa. Parabéns aos autores e à Tarja.

Romeu Martins disse...

Se o primeiro carinha tivesse usando cinza, bem poderia ser o João Fumaça com sua Guarany ;-)

Eric disse...

Que bacana! Tem conto do Claudio Villa. Um pirata Steampunk! Capa excelente.

Romeu Martins disse...

Estou ansioso para conhecer o texto do Villa, Eric. Um herdeiro do Nemo deve ser bem interessante!

Marcelo Galvao disse...

Ótima notícia!

Romeu Martins disse...

Verdade, Galvão! Espero que seja a primeira de muitas. E tomara que você curta minha noveleta haird boiled steampunk!

Anônimo disse...

Parabéns Romeu. Coloquei uma notícia sobre o livro lá no Blog de J. Verne.
Abç

Romeu Martins disse...

Nem tenho como agradecê-lo, Fred.

Dê cá um abraço!

Leonardo Peixoto disse...

Espero que novas coletâneas brasileiras de steampunk sejam lançadas no futuro !