26.2.09

O outro diário de Farmer

Em um de seus livros, Farmer dedicou-se exclusivamente a trabalhar com uma obra de Jules Verne. The other log of Phileas Fogg (de 1973, publicado no Brasil pela Francisco Alves em 1987 como O diário de bordo de Phileas Fogg) descreve os bastidores de Le tour du monde en quatre-vingts jours, criada exatamente um século antes pelo pai da Ficção Científica. Focando o protagonista daquela aventura e seu ajudante, Passepartout, Farmer buscou uma explicação alienígena para os propósitos daquele tour pelo mundo e para o comportamento exótico dos personagens originais, agora metidos em uma trama de rivalidade ancestral entre duas espécies extraterrestres.

Está longe de ser um dos melhores momentos de Farmer, mas enquanto nenhuma editora nacional se dispõe a publicar por aqui as biografias do Homem-Macaco e do Homem de Bronze esta é a opção mais disponível para os brasileiros interessados nos crossover malucos do autor americano.

Um comentário:

Leonardo Peixoto disse...

Ainda não li nenhum livro de Farmer , mas sua obra é muito interessante e espero ter o privilegio de ler uma de suas histórias em português !
Existe entre os fãs da franquia Ben 10 duas teorias que casam com o conceito da Wold Newton Family : a primeira série é adaptação de uma HQ criada pela Gwen Tennyson (ou Kevin Levin) e a segunda , Força Alienígena , é uma tentativa de fazer uma semi-sequência adicionando elementos da comic original !