22.2.09

Meio século atrás, na Tchecoslováquia...

...um diretor de cinema chamado Karel Zeman lançava uma pequena obra-prima inspirada no trabalho de Jules Verne (ou Julia Vernea, na adaptação feita naquele país, assim como é Júlio o primeiro nome do escritor para muitos lusófonos).

Vynález zkázy é o nome original da adaptação cinematográfica, mas ela também pode ser encontrada pelos pelos títulos em inglês, The fabulous world of Jules Verne ou ainda A deadly invention. Em cerca de 80 minutos, o filme oferece um espetáculo visual em preto e branco: muito antes da existência das técnicas de computação gráfica a equipe se valeu de uma série de montagens e fusões com base em ilustrações de diversos livros do autor francês.

O resultado é um mundo totalmente alterado pelas invenções visionárias de Verne. Seja no céu, com vários balões ou o engenho voador Albatros (de Robur, o Conquistador); na terra, com locomotivas exóticas e o enorme Columbiad (Da Terra à Lua); ou no mar, com batalhas de versões do Nautilus (Vinte mil léguas sugmarinas) a diversão para os fãs dessas e outras obras é garantida.

De acordo com o IMDB esta é a lista parcial do elenco do filme, escrito por Frantisek Hrubín:

Lubor Tokos - Simon Hart
Arnost Navrátil - Professor Roch
Frantisek Slégr - Kapitán Pirátu
Jana Zatloukalov - Jana

Quem estiver interessado em conferir este pequeno clássico quase esquecido, pode dar uma passada no Youtube, onde o filme foi dividido em oito partes a partir deste primeiro segmento. Garanto que vale muito a pena mesmo para quem, assim como eu, não entender nada do que esteja sendo falado.

A dica partiu de um dos beta readers de "Cidade Phantástica" e, se tudo der certo, um dos escritores que vai dividir comigo o espaço de uma futura coletânea steampunk, Alexandre Soares (valeu, Lancaster! Garantiu meu divertimento no sabadão de Carnaval!)

Um comentário:

Leonardo Peixoto disse...

Romeu Martins , você pretende reunir os contos do universo de Cidade Phantástica em um único livro , como Flávio Medeiros Jr fez com Homens e Monstros - A Guerra Fria Vitoriana ?