25.6.12

Almanaque SteamLusitano clama por contribuições!

Enquanto o Comendador Martins está as voltas com um indigesto problema para voltar ao éter virtual que compartilhamos, eu, a Imperatriz de Finisterra e Soberana do Grande Continente, consegui dispor de tempo entre meus afazeres e atualizar este nosso vaporoso sítio.

(Ou: gente, o Romeu sumiu por problemas de conexão, eu vou dar umas atualizadas aqui por enquanto, ok?)

Um chamado nos chega de Portugal, dos colegas de steamvício do ClockWork Portugal. Aproveitando que os integrantes do site estarão organizando a parte portuguesa da EuroSteamCon, resolveram celebrar com a publicação de um legítimo almanaque!

Lá no site, eles explicam que o Almanaque Steampunk terá inspiração nos antigos almanaques tão em voga nos séculos XIX e XX (em Portugal, temos o Almanaque Bertrand;e o Almanaque Lello). O conteúdo destas publicações era bastante abrangente, portanto podem participar com narrações de viagens, acontecimentos insólitos, artigos científicos e sobre eventos sociais, e claro, anúncios a todo o tipo de objectos e serviços." Aqui no Brasil também tivemos exemplos desse tipo de publicações. Um dos mais populares entre os historiadores é o Almanak Laemmert - que está todinho digitalizado aqui, olha que delícia. (Tenho esse link nos favoritos deste 2002...)

Os nossos colegas d'além mar estão procurando todo o tipo de texto que era possível de ser encontrado nos Almanaques até o dia 15 de agosto. Pelo que li no regulamento, não há restrição a participantes brasileiros. Só espero que o Rogério Ribeiro não venha cá cortar o meu barato.

Link para a postagem no Clockwork Portugal, onde vocês encontram o regulamento.

2 comentários:

Joana Neto Lima disse...

Olá!

Cumprimentos d'além mar. Muito obrigada pela divulgação e ficaríamos muito entusiasmados, aqui na Clockwork Portugal por receber subscrições um pouco de tudo o Mundo.

Cheers
Joana Neto Lima
Clockwork Portugal

Romeu Martins disse...

Salve, Joana!

Excelente o projeto de vocês, as interações transatlânticas entre nossos países só têm aumentado na literatura fantástica, espero mesmo ver mais parcerias neste sentido e, se o tema em comum for o retrofuturismo, ainda melhor.

Beijos,