2.3.12

Cidade Phantástica, a graphic novel 2

Circula hoje por toda Santa Catarina, no jornal de maior tiragem do estado, a primeira imagem colorida da graphic novel steampunk que Zambi e eu estamos produzindo para a editoria Underworld. Mais do que isso, a nossa futura HQ recebeu uma detalhada matéria em primeiríssima mão de autoria do colega jornalista Marcos Espíndola na coluna mais prestigiada da área de cultura e entretenimento daqui, a Contracapa do caderno de Variedades do Diário Catarinense. Marquinhos captou e explicou perfeitamente o cenário da noveleta que está sendo transposta para uma nova mídia. Então, é com muita satisfação que reproduzo aqui o desenho que Zambi fez com os principais personagens de Cidade Phantástica e o trecho da coluna de hoje que destaca nosso trabalho. Se isso não vale uma bela comemoração nesta sexta-feira, o que valeria?


O (Retro)Futuro é aqui
Quando integrou, com "Cidade Phantástica", a pioneira coletânea de contos Steampunk - Histórias de um passado extraordinário, lançada em 2009 pela Tarja Editorial, o jornalista e escritor catarinense Romeu Martins estava longe de se dar por realizado. A ideia primária era levar a fábula retrô futurista para os quadrinhos. O intento começa a se consumar por meio da parceria com o ilustrador Sandro Zamboni, o Zambi, chargista do jornal Hora de Santa Catarina. Cidade Phantástica tem como cenário o Rio de Janeiro do período de 1866 e 1867. A capital do Segundo Império vive um momento de franca evolução socio-econômica e cultural, assumindo a vanguarda da industrialização frente aos Estados Unidos mergulhados em uma guerra civil.
A razão desta expansão desenvolvimentista, que, pelo menos nesta ficção, coloca o Brasil como a potência da época, é o fato de o país não ter entrado na Guerra do Paraguai. À frente deste processo estão os ideários do Barão de Mauá, figura histórica que assume o papel de principal conselheiro do imperador Dom Pedro II, tendo influência direta, por exemplo, no fim da escravidão em 1855 - 34 anos antes da Lei Áurea. Neste outro Brasil desenvolve-se uma trama de heróis e vilões, personagens de Júlio Verne e de Sir Arthur Conan Doyle (o criador de Sherlock Holmes) que também mudaram de ares e passaram a habitar a pujante nação tropical. A novela está prevista para sair em 2013 para atender as exigências da editora Underworld, que pede por uma publicação colorida.
Mas aqui temos um aperitivo do que a dupla Martins/Zambi imagina deste Brasil steampunk. Os desdobramentos desta obra serão detalhados no blog cidadephantastica.blogspot.com

8 comentários:

Kayuá disse...

show de bola! Parabéns aos amigos! Espero que essa repercussão toda não torne os dois em duas divas, que não falam mais com os amigos! Hehehe!! Grande notícia para o cenário das HQs nacionais!

Anônimo disse...

Excelente, Romeu! Estão de parabéns :)

Daniela disse...

Belo desenho! Os personagens estão incríveis e em cores ficou lindo. A HQ vai ficar mara, na expectativa de ver publicada e ter meu exemplar. Parabéns ao Zambi e ao autor Romeu Martins.

bibs disse...

vou morrer de dar parabéns viu?!
que conquista maravilhosa com essa graphic novel!
e sendo publicada na Underworld, é certeza que vai ficar espetacular :)

Victor Vic disse...

Show! Fico na expectativa. SUCESSO!!!

Mistapaka disse...

Os desenhos e cores estão ótimos, parabéns!

Anônimo disse...

Pessoal, estou meio off hoje (e anônimo no próprio blog) mas não tinha como deixar de agradecer a todos pelo apoio. Brigadão, amigos!

Romeu Martins

Leonardo Peixoto disse...

Espero que Tridente de Cristo e Amazônia Underground também sejam adaptadas para os quadrinhos .