3.1.11

Livro de Jules Verne para leitura gratuita

Uma nota no meu blog favorito sobre meu autor clássico de FC favorito merece ser reproduzida aqui. Afinal, o livro em questão foi a principal inspiração para a noveleta que empresta o nome a este endereço:

O portal Biblioteca Júlio Verne disponibilizou mais uma obra de J. Verne, que se encontra em domínio público, para leitura online.

Desta vez, trata-se de "Da Terra à Lua" (1862), obra cujos primeiros capítulos já se encontram disponíveis no portal desde o dia 2 do corrente mês. Os capítulos serão disponibilizados diariamente às 9h00, hora local (Brasil).



Sinopse: A obra conta a saga do "Gun Club", uma organização americana especializada em armas de fogo, canhões e balística em geral e da ideia de seus membros em construir um enorme canhão para arremessar um objecto à Lua. Um aventureiro francês, Michel Ardan, propõe que o bólido lançado seja tripulado e se apresenta como candidato à "astronauta". Dois americanos se juntam a ele, Micholl e Barbicane, se são lançados para o astro num "vagão-projéctil" de alumínio, impelido por um gigantesco canhão enterrado no solo, o Columbiad.

É relevante e surpreendente que o autor citasse neste livro detalhes técnicos que somente seriam criados pela humanidade quase 100 anos depois, como o uso de retrofoguetes para manobrar a nave e a descrição do módulo com 3 astronautas.

Há ainda outras coincidências surpreendentes: o telescópio nas montanhas rochosas na obra tem 5 metros de diâmetro, o actual telescópio, que foi feito muitos anos mais tarde, tem exactamente o mesmo diâmetro; o local da partida da nave em Tampa, nos EUA, apenas a 30 km longe de onde realmente sairia a Apollo 11, 100 anos depois; o nome de alguns astronautas como Michel é semelhante a Michael (de Michael Collins) e Ardan (do Edwin Aldrin), o tempo da chegada à Lua (4 dias), etc...

A adaptação está a cargo de Velton Clarindo, um dos responsáveis do Biblioteca Júlio Verne.
Depois da leitura não se esqueça de deixar a sua opinião acerca da obra.

7 comentários:

Anônimo disse...

Vale a pena a leitura, caro Romeu.
Obrigado pela publicidade.
Um abraço

Romeu Martins disse...

Da Terra à Lua é um clássico, merece muitas leituras e releituras. Abraço, Fred J.

Deze Rezende disse...

Obrigada pela dica!
Lerei com certeza! :)

Romeu Martins disse...

Vale a pena, Deze, há algumas traduções desse livro, mas muitas vezes com resumos e cortes imperdoáveis... Eu mesmo só fui encontrar a referência ao Mauá, importante para a minha noveleta, em uma edição em espanhol (não leio em francês). Espero que essa seja uma versão em português mais completa.

Eduardo Weiland disse...

Olá, gostaria que adicionassem meu blog à sua lista de blogs parceiros, vou adicioná-los na minha lista também.

Muito obrigado.
http://juliovernebrasil.blogspot.com

Romeu Martins disse...

Parabéns pela iniciativa, Eduardo, vou dar uma conferida no teu blog :-)

Leonardo Peixoto disse...

É bom ver a obra de uma grande escritor disponível para todos .