29.10.10

VanderMeer diz que vem mais Brazilian Steampunk por aí 2

Uma ótima novidade acabou de ser revelada no blog de Jeff VanderMeer depois de um misterioso anuncio comentado em um post anterior: em parceria com uma dupla sempre comentada por aqui, o americano vai deixar à disposição dos leitores anglófonos a partir de novembro os trechos iniciais de todos os oito contos da coletânea lusobrasileira Vaporpunk! (Não costumo usar exclamações por aqui, mas esta ótima surpresa, certamente vale) Essa atração, bem como a tradução completa da noveleta "Um vida possível atrás das barricadas", de Jacques Barcia, originalmente publicada em Steampunk - Histórias de um passado extraordinário, será um material complementar da antologia que foi recentemente compilada pelo próprio VanderMeer: a Steampunk Reloaded.

Estas traduções foram feitas em cortesia por Fabio Fernandes e Larry Nolen, e pretendem dar ao público de língua inglesa um gostinho do que os steampunkers brasileiros estão fazendo (E espero poder trazer traduções completas mais tarde.


Esta é a declaração dele no post em que anunciou a novidade e ainda citou nominalmente o Conselho Steampunk como o principal responsável pelo lançamento das duas coletâneas de contos e noveletas que saíram no Brasil entre 2009 e 2010. Em seu longo texto, o escritor e editor reflete sobre essa tendência - que é mundial - de revalorização da cultura steamer, a tal ponto de gerar alguns comentários negativos de pessoas que estão incomodadas com a superexposição do gênero, caso de um recente artigo de Charlie Stross. VanderMeer faz uma reflexão bastante interessante a respeito disso:

Em parte isso ocorre porque o steampunk oferece agora um importante ponto de entrada para escritores interessados em inovação, principalmente porque ele se tornou potencialmente comercial; você pode usar o steampunk para algo seriamente weird, belo, único, para  material não-tradicional porque é algo que as editoras têm aceitado pois começaram a conseguir comercializá-lo de forma eficaz.

Essa é uma discussão interessante e que está se desdobrando em vários artigos pela rede. Já procurei deixar clara minha posição sobre as potencialidades do subgênero - e que não deveriam ser limitadas pelo sufixo punk. Mas talvez seja o caso de voltar a falar sobre essa dualidade entre engajamentos e escapismos, em algum momento quando eu não estiver com tanto trabalho para fazer. Por ora, é o momento de dar os múltiplos parabéns a Jeff VanderMeer, Fábio Fernandes, Larry Nolen, Jacques Barcia e a todos os contistas da Vaporpunk por essa excelente novidade! E lá foi mais uma exclamação, merecida.

2 comentários:

bibs disse...

que grande novidade!
repito o que vc disse "múltiplos parabéns a Jeff VanderMeer, Fábio Fernandes, Larry Nolen, Jacques Barcia e a todos os contistas da Vaporpunk" e bote múltiplos nisso =]

Romeu Martins disse...

Viu só? Uma novidade muito melhor do que eu esperava! É o vapor abrindo caminhos aqui e lá fora ;-)