12.9.10

Torre de Vigia 33

Sempre citado por aqui, Cândido Ruiz um dos mais ativos membros do Conselho Steampunk de São Paulo acaba de ser entrevistado pelo blog Ofício Literário. Entre as perguntas e respostas, ele acabou por citar a coletânea Steampunk - Histórias de um passado extraordinário, a vindoura Steampunk Bible, de Jeff VanderMeer e este blogueiro que vos escreve. Para ler o material na íntegra, vá a este endereço, abaixo, temos um apanhado da conversa.


No Brasil, a literatura steampunk é representada por quais escritores e obras?
RESP:
Entre as obras nacionais estão a coletânea SteamPunk (Editora Tarja), a Vaporpunk (coletânea Luso-Brasileira da Editora Draco) e a obra Bilac vê estrelas. Autores nacionais como Gerson Lodi-Ribeiro, Romeu Martins, Fábio Fernandes, Antônio Luiz M. C. Costa, Alexandre Lancaster entre outros. (...)

steampunk - steampunk

O Steampunk internacional tem mais seguidores e visibilidade do que o nacional? Caso sim, a que você atribui esse fato?
RESP: Na verdade, no momento, o Steampunk nacional possui grande visibilidade, até mesmo fora do país. Jeff Vander Meer, escritor e editor americano, organizador de coletâneas de repercussão internacional sobre Steampunk e New Weird, acaba de mostrar ao público as provas de seu mais novo projeto, um autêntico e luxuoso livro de arte. E, entre as páginas do livro dele, terão o seu quinhão três autores nacionais Fábio Fernandes, Jacques Barcia e Romeu Martins que compartilharão as páginas com criadores do porte de Jess Nevins, Libby Bulloff, Bruce Sterling, Desirina Boskovich, Jake von Slatt, Rick Klaw entre muitos outros.

Nenhum comentário: