16.7.10

Um fórum para discutir o Oitocento

Uma outra iniciativa da organizadora do primeiro encontro vitoriano de Florianópolis que merece destaque é o fórum de discussão da Sociedade Histórica Desterrense. Homenageando a antiga denominação da capital catarinense, que até 1893 chamava-se Nossa Senhora do Desterro, o fórum também faz parte da proposta de Pauline Kisner, a Mme. Mean, de resgatar o imaginário do século XIX. "A ideia da SHD é ainda mais antiga que o picnic", foi o que ela me disse na comunidade criada para divulgar o convescote vitoriano. "Pode-se dizer que o picnic seja uma consequência do meu desejo de reviver a beleza do Oitocento".


Naquele espaço, Pauline está reunindo uma fonte variada de informações sobre o período, em temas tão variados quanto gastronomia, sexualidade, etiqueta, literatura, espiritualidade, entre outros. Vou reproduzir aqui um texto dela escrito à guisa de manifesto da Sociedade:

Um povo sem memória - que não cultua seus heróis e ignora seu próprio passado - está fadado a sofrer a dominação de conquistadores e aventureiros. Na pós-modernidade, isso se traduz na aniquilação de sentimentos, costumes e tradições. Aquele, pois, que voluntariamente ignora seu passado, torna-se escravo dos interesses de outros - como tantos que são diariamente tragados por uma (anti)cultura de massa, sob medida para o consumismo e para o caráter cada vez mais descartável que as relações humanas têm assumido.

Como alternativa, propomos um resgate do passado histórico; não como uma forma de escapismo, mas de modo tal que, ao reviver os usos e costumes de outro tempo, possamos questionar os nossos próprios. Para isso, elegemos aquele que o período áureo das revoluções políticas, sociais e econômicas - mas também da construção de uma sensibilidade artística e humana sem precedentes: o século XIX.

Através do estímulo à pesquisa e à vivência deste período, desejamos fomentar toda e qualquer manifestação artística que se aproprie da sensibilidade oitocentista. A longo prazo, é também de nossa vontade promover eventos que facilitem o intercâmbio de idéias e pessoas.

4 comentários:

bibs disse...

a idéia do fórum é realmente muito interessante!!!
se der, eu acompanho as discussões de lá!

Romeu Martins disse...

A Pauline já postou material muito interessante, incluindo livros de receitas colonias para baixar. Acho que, após o encontro, o fórum deve se tornar um ambiente mais movimentado.

Sirius disse...

Gosto muito desse fórum tem muita informação confiável.

Romeu Martins disse...

A Pauline faz um trabalho exemplar por lá.