13.5.10

Torre de vigia 26 - Na Locus novamente

O que escrevi no dia 12 de março continua valendo:

Juro que não canso de me surpreender. Agora, a primeira coletânea brasileira steampunk acaba de surgir em uma nova lista internacional. Mas não é "mais uma" lista internacional. Por vários motivos. Primeiro, porque ela aparece no blog da Locus, uma das mais importantes revistas dedicadas à ficção científica em todo o mundo. Segundo, porque foi compilada por Jeff VanderMeer, escritor e organizador de coletâneas que se tornam referências obrigatórias no assunto. Terceiro, porque quem elaborou o segmento brasileiro da listagem - que contempla ainda o romance de História Alternativa Xochiquetzal - Uma princesa asteca entre os incas, de Gerson Lodi-Ribeiro, e a trilogia hard Padrões de Contato, de Jorge Luiz Calife - é Fábio Fernandes, também uma referência nacional, e cada vez mais internacional, nesta e em outras áreas.

Se já foi uma surpresa a coletânea ter aparecido no blog da Locus, agora a sensação é ainda maior ao constatar que o livro foi citado na própria edição impressa, em uma uma reportagem internacional sobre a ficção científica no Brasil, de maio deste ano. A autoria do texto é de um dos contistas presentes na obra e colunista do site Terra Magazine, Roberto de Sousa Causo. Na matéria de duas páginas, ele comenta sobre os diversos lançamentos de literatura fantástica nacional que ocorreram a partir da segunda metade de 2009. A coletânea Steampunk - Histórias de um passado extraordinário é citada no momento em que o correspondente fala a respeito do evento em que ela chegou ao público, a última edição do Fantasticon.

Causo relembra que o livro foi lançado logo após um painel que discutiu o gênero, que contou com a participação do organizador da obra, Gianpaolo Celli, do escritor Fábio Fernandes e do empresário Bruno Accioly, do Conselho Steampunk. Parte do grupo de debatedores aparece entre as várias fotos e reproduções de capas de livros que ilustram o artigo. Abaixo, seguem cópias das páginas da matéria. A revista pode ser adquirida pelo seu site. E minha surpresa continua.

2 comentários:

bibs disse...

parabens romeu!!!!
fiquei muito feliz de ler essa notícia!!!!!

Romeu Martins disse...

Parabéns a todo mundo, né? Uma divulgação dessas na principal revista sobre FC do mundo é muito estimulante não só para os autores das obras citadas na matéria, mas para a literatura especulativa brasileira como um todo! ;-)

Brigadão, bibs!