1.10.09

Torre de Vigia 5

O escritor José Roberto Vieira, que está produzindo o romance steamer Baronato de Shoah, colaborou com o site do Conselho Steampunk - Loja São Paulo dando dicas para quem pretender ingressar neste gênero literário. Em seu texto, Vieira fez referência tanto à coletânea Steampunk - Histórias de um passado extraordinário quanto à mesa redonda que lançou o livro e que foi assunto do post anterior. Vou reproduzir abaixo a parte final do artigo que pode ser lido na íntegra aqui.

Só muito recentemente os autores, desenhistas e artistas brasileiros começaram a influenciar nossos camaradas estrangeiros ( principalmente os “Deuses Americanos”, fazendo uma referência dupla a Gailman e a Palestra na Fantasticon sobre Steam). Nós finalmente provamos que nosso material de ficção é tão bom quanto o deles e que nossos desenhistas, escritores, poetas, músicos e afins são tão bons ou até melhores que eles.

Uma das primeiras referências Steam que temos aqui no Brasil é a coletânea da Tarja “Steampunk: histórias de um passado extraordinário”. Fica a í a dica, porque a partir dela você pode encontrar muitos outros autores brasileiros, de Steam ou não, que podem lhe servir de referência.

Fica aí a dica: não se prenda a rótulos, não se deixe vencer pelas dificuldades de escrever e escrever Steampunk. Nós, brasileiros temos tanta habilidade quanto qualquer estrangeiro, nossos personagens históricos são tão bizarros quanto os outros e nossa história é tão maluca quanto as outras.

O que nos limita, é só nossa própria imaginação


Nenhum comentário: