25.11.13

Primeira matéria sobre o lançamento

Victor Vic e eu saímos no jornal Notícias do Dia, divulgando o lançamento de nossa graphic novel no próximo dia 30. Matéria de Juliete Lunkes, foto de Daniel Queiroz. Para ler na íntegra é só clicar aqui.
.

21.11.13

Pelada em campo oficial

Não sei se você chama aquele jogo de futebol de mesa de pebolim, totó ou alguma outra expressão, mas aquela brincadeira que fez parte da infância de muita gente virou um filme de animação, a estreia no gênero do premiado diretor argentino Juan José Campanella (mais conhecido por O segredo de seus olhos), em uma produção em parceria com a Espanha. Tema inusitado, tanto quanto é inusitado ver nos cinemas brasileiros uma animação que não venha do mercado americano mas que esteja em pé de igualdade com as melhores obras de estúdios como Pixar e DreamWorks em vários quesitos: CGI, direção, conceito de personagens, cenário, iluminação, efeitos sonoros. Ficaria mesmo muito difícil acreditar que a produção não fosse um feito de mercados com décadas de tradição não fosse um detalhe: o roteiro.


Adaptação de um conto argentino, a história de Um time show de bola começa em uma pequena e anônima cidade, que pode ser de qualquer país de língua espanhola, onde vive Amadeo, o rapaz que passa os dias ajudando em um bar e brincando com a mesa de totó/pebolim local. Certo dia, aparece no pé-sujo outro garoto, acostumado a sempre vencer, que desafia o protagonista a uma partida nada amistosa naquela mesa. Aquela vai ser a primeira e única derrota do rapaz, que cresce com aquilo entalado mas vira um multimilionário jogador de futebol, com clara inspiração em Cristiano Ronaldo e voz, no original, do próprio diretor do filme.

Quando o vingativo antagonista ressurge na cidade, com objetivo de transformá-la no maior estádio do mundo, encontra a oposição nada firme do já adulto Amadeo, que mais de 30 mil partidas de futebol de mesa depois, já é um adulto, mas sem grandes planos de carreira. O toque mágico da produção surge quando aqueles jogadores em miniatura ganham vida, todos visualmente personalizados e com personaldiades próprias, em um ato devidamente inspirado em Toy Story. Alguns dos melhores momentos do longa surgem na interação desses personagens, que no meio do filme deixam o protagonista no banco de reservas e assumem o estrelado na tela.

O problema é que no terço final, depois de trabalhar tanto na construção desses personagens, surge o que deveria ser o verdadeiro time show de bola do título. Apressadamente, Amadeo deve montar uma seleção, com habitantes de sua cidadezinha que mal haviam sido mostrados antes ao longo da animação, para enfrentar o consagrado adversário, baseado na potência real que é o Barcelona. Não sobra muito tempo para trabalhar com tantos novos personagens no pouco tempo restante, o que gera a impressão que foram agrupados dois filmes em um: o primeiro, e melhor, a história do time de miniaturas de jogadores que ganha vida própria, o segundo, e menos feliz, a partida épica entre um time amador e um profissional para definir o destino de uma cidade.

Caso haja uma continuação do filme, e espero que exista essa possibilidade, e os responsáveis consigam trabalhar com mais qualidade a questão do roteiro, ai teremos de verdade uma produção que poderá enfrentar os Barcelonas do mercado de animação mundial. Essa estreia, apesar de ter sido em um estádio de futebol de primeira grandeza, ainda deixou a impressão de ser só um aquecimento ou jogo treino.

19.11.13

Lançamento, sangrento lançamento

Está tudo pronto para o lançamento de meu primeiro álbum de quadrinhos, feito em parceria com Victor Conceição (ou Victor Vic, como ele prefere assinar com seu nome artístico). A graphic novel Domingo, Sangrento Domingo, que adapta o conto que publiquei também pela editora Estronho na coletânea Cursed City, vai ser lançada em São Paulo no dia 23 de novembro e aqui em Floripa uma semana depois, no sábado dia 30, na Livraria Catarinense da rua Felipe Schmidt.

Volto a postar por aqui, depois de um tempão parado, para convidar a todos os amigos a participarem do evento, onde vamos autografar revistas e papear com o público. Para animar o pessoal, seguem algumas amostras da revista, que chegou à editora, no Paraná, nesta segunda-feira. Fotos de Marcelo Amado e Celly Borges.