8.2.11

Weird West nos quadrinhos - Vampiro Americano

Continuando a breve série sobre quadrinhos que misturam faroeste com ficção fantástica, vamos a um outro título que, como o comentando no post anterior, também conta com a participação do multitarefa Stephen King. "Vampiro Americano" é uma série regular do selo de HQs adultas da DC Comics publicada no Brasil a partir da décima edição da revista Vertigo, da Panini (e está no número 14 enquanto escrevo esta nota). Além de contar com a participação do romancista americano nos roteiros, as histórias são ilustradas por nosso conterrâneo Rafael Albuquerque (um dos autores do álbum Mondo Urbano, editado pela Devir), com um traço estilizado que casa bem com o ambiente de terror histórico da publicação. A trama começa dividida em duas sequências paralelas: em meados da década de vinte do século passado, em Los Angeles, antes da Depressão e no início da indútria cinematográfica americana por um lado e do outro o ano de 1880 no Oeste daquele país. O que une as duas pontas é o surgimento de uma nova raça de chupadores de sangue, mais adaptada às condições de vida deste lado do planeta.



O brasileiro desenha as duas ambientações da trama, mas enquanto Scott Snyder cuida do cenário do século XX, é Stephen King quem roteiriza a parte Weird West de "American Vampire". Foi ele quem mostrou como o bandido Skinner Sweet tornou-se o personagem do título, ao ser transformado por um representante da antiga estirpe europeia em algo novo, uma evolução do mito. O próprio sujeito mais tarde explicou a uma herdeira de seus poderes essa diferença: "Só precisa entender que você é o telefone e eles, o telégrafo. Você é o fuzil e eles, o mosquete". Acompanhar os embates que surgem a partir dessa nova ramificação vampírica é um dos pontos altos da revista mensal da Panini. Outro é uma versão atualizada das histórias de indíos, na série "Escalpo", que narra a vida de Dashiell Cavalo Ruim, um lakota infiltrado como agente do FBI na reserva de seu povo. Mas aqui, a ambientação é contemporânea e realista, uma trama policial com ritmo de seriado da HBO produzida por Jason Aaron e R.M. Guéra. São as duas melhores atrações da revista, que é completada no mix por "Hellblazer", "Casa dos Mistérios" e "Vikings". Sangue por todo lado e para todos os gostos.

3 comentários:

Ivo disse...

Concordo, "Escalpo" é o ponto alto.

"Vampiro Americano" também não está mal, porém o resto da revista estou achando muito fraco, perdeu o pique.

Romeu Martins disse...

A fase do "Hellblazer" tá muito fraca, mesmo; "Vikings" tem seus altos e baixos, só que os altos não são muito altos e os baixos são bem baixos; "Casa dos Mistérios" é desses legados do Sandman que eu não curto na Vertigo...

Tinha que dar uma remexida no mix.

Leonardo Peixoto disse...

Falando em vampiros no Velho Oeste , encontrei o trailer de um filme de Django nunca lançado onde o famoso personagem do western spaghetti enfrenta os chupadores de sangue , https://www.youtube.com/watch?v=BIXc_tPiqrc .