4.6.10

Steampunk na TV 3

Fiquei sabendo da notícia mês passado, mas como até recentemente meu computador estava mudo - ou seja, não saia som nem pelas caixas nem pelo fone de ouvido - só pude assistir ao vídeo direito neste feriadão. Mas, antes tarde do que nunca, comento por aqui que confrades da Loja São Paulo do Conselho Steampunk podem ser vistos em mais uma aparição cinedaguerreotípica. Cassia, Karl Felippe e Lord Fire deram entrevista sobre o gênero para o programa Banca de Quadrinhos, exibido pela BlueTV (18-TVA-São Paulo/Rio de Janeiro), nas quartas-feiras às 20h30. Felizmente, para quem não é de nenhuma das duas cidades, a equipe deixa disponível a íntegra do material neste site. O episódio em questão é o de número 60, assim descrito:


A edição 60 da Banca de Quadrinhos traz uma matéria apresentando o movimento “retrofuturista” STEAMPUNK. No estúdio recebemos dois quadrinhistas do Quarto Mundo: o roteirista Daniel Esteves, da série Nanquim Descartável, e o desenhista Will, criador do Sideralman e um dos artistas envolvidos no novo álbum MSP + 50, que vai trazer mais cinquenta artistas contando suas próprias histórias em diferentes traços e estilos com os personagens da Turma da Mônica. No segundo bloco, além de mais papo de quadrinhos, mostramos dois trailers de novas adaptações de quadrinhos para o cinema: Jonnah Hex e Scott Pilgrim contra o mundo. Scott Pilgrim, aliás, é a HQTEMA desta edição da Banca. O outro tema da semana é a ausência do Carlão, que ficou uma semana desaparecido após a derrota do time de futebol dele. Mistério...

Na segunda metada do Bloco 1, podemos ver o repórter do programa, com um exemplar da coletânea Steampunk - Histórias de um passado extraordinário em mãos, se preparando para conversar com seus entrevistados em um bar de visual antigo na cidade de São Paulo. Apesar dessa citação incidental à literatura e outras à música e ao cinema, o tema da matéria foram mesmo os costumes vitorianos usados pelos steamers e, como não poderia deixar de ser, os quadrinhos inspirados pelo gênero. Foram comentadas algumas criações de Mike Mignola, como a graphic novel Gotham by gaslight, a série Hellboy e, o ainda inédito no Brasil, The amazing screw-on head. Nos mangás, destaque para Fullmetal Alchemist, obra de Hiromu Arakawa, que apesar de não ser propriamente steampunk reúne alguns elementos do estilo. No bloco seguinte, o programa ainda exibiu o trailer do filme que adapta os quadrinhos de Jonnah Hex, película que promete situar o personagem em uma ambientação do punk a vapor.

Nenhum comentário: