27.6.10

Locus premia obras steamers

A Locus Magazine dispensa apresentações, por ser talvez a mais importante revista sobre ficção científica do mundo. Foi nela também que, no final da década de 80, surgiu pela primeira vez o próprio termo steampunk, o que a liga d emodo especial a esse subgênero. A revista também deu origem a uma premiação muito importante para a FC mundial e, este ano, boa parte dos agraciados com o Locus Award são legitimamente produtos steampunkers. Quem chamou a atenção para o fato foi novamente uma das Lojas mais ativas do Conselho Steampunk, a da Paraíba.

Gabriela Barbosa, a bib's, e Bruno Melo, fizeram um post a respeito da premiação concedida aos romances Boneshaker (Melhor Obra de Ficção Científica), Leviathan (Melhor Obra de Ficção Infanto-Juvenil) e The Windup Girl (Melhor Obra de Estreia). Lembrando que o primeiro livro já foi citado neste blog, em uma chamada sobre a resenha feita por Cristina Alves, vou deixá-los abaixo com o início do texto sobre o Locus Award e a tradução feita pela dupla brasileira para a sinopse do romance premiado, torcendo para que as editoras brasileiras apostem na publicação de material como esse em nosso país.


O Locus Award é um prêmio voltado para os gêneros de ficção científica e fantasia. Oriundo da Locus Magazine, revista estadunidense publicada mensalmente desde 1968, foi a partir de 1971 que possibilitou aos seus leitores que votassem nas publicações que considerassem as melhores do ano. A priori surgiu como um vislumbre do Hugo Award*, tomando proporções para que se constituísse como um prêmio em si, ganhando força suficiente para continuar até hoje.

O Locus Award premia pelas seguintes categorias: romance (comumente dividida em ficção científica, fantasia, infanto-juvenil e obra de estréia), contos, antologia, não-ficção, livro de arte, editor, revista, artista.

Atualmente, os vencedores são anunciados num banquete anual que oficializa a entrega dos certificados.

Já foi anunciado o resultado deste ano de 2010, com a presença de obras do gênero steampunk. Como não podia deixar de ser, traremos aqui breves sinopses das obras vencedoras, que mostram que não é só aqui que 2010 será o Ano do Vapor.


Boneshaker
(Lançado em Outubro de 2009 pela editora Tor Books, vencedor do Locus para Melhor Obra de Ficção Científica)


Sinopse: Durante os primórdios da Guerra Civil Americana, rumores sobre a existência de filões de ouro nos vales congelados do Klondike levou hordas de interesseiros ao Noroeste Americano, dando início à corrida do ouro. Ansiosos por tirar proveito das riquezas do lugar, exploradores Russos financiaram o cientista Leviticus Blue, para que ele criasse uma supermáquina capaz de garimpar através das grossas camadas de gelo do Alaska. E assim nasceu o Incredible Bone-Shaking Drill Engine do Dr. Blue, máquina que dá nome ao livro.

Porém, algo saiu terrivelmente errado durante o primeiro teste do Boneshaker, que destruiu vários quarteirões do centro de Seattle e escavou uma veia subterrânea do gás Blight, transformando qualquer um que o inalasse em um morto-vivo sedento por carne humana.

A história se passa dezesseis anos depois, e um enorme muro de concreto foi construído nos arredores para aprisionar o gás e os escombros de uma cidade devastada. Do lado de fora do muro vive a viúva do Dr. Blue, Briar Wilkes. A vida tem sido bastante difícil com uma reputação arruinada e um filho adolescente para criar, mas ela e Ezekiel têm levado como podem. Até que Ezekiel embarca em uma crusada secreta para reescrever a história.

Sua aventura o levará além do muro e dentro de uma cidade burbulhando com mortos-vivos vorazes, piratas dos céus, governantes criminosos e refugiados altamente armados. Apenas Briar pode trazer seu filho de volta com vida. Continua.

2 comentários:

bibs disse...

já agradeci pelo twitter, e agradeço novamente pela chamada! =D
fico tão feliz de aparecer por aqui de novo, não vou mentir hhahaha =DDDD

Romeu Martins disse...

Haha, eu é quem fico feliz de ver posts tão bons para poder citar, bibs ;-)

E, segundo o Fábio Fernandes, é bom ficar de olho no Hugo Awards que o Boneshaker pode levar mais um. Assim quem sabe Aleph, Record, Cia das Letras, Intríseca, alguma delas não se animam em publicar o livro, né?