20.6.10

Football no Império

Já que o Brasil resolveu finalmente estrear em seu segundo jogo na Copa do Mundo, podemos falar um pouco de futebol por aqui? Ou melhor, "football". Tiburcio começou uma nova fase em sua webtira Meu Monarca Favorito em que o Império enfrentará em breve uma disputa do esporte bretão com um país vizinho e rival histórico: a República da Esborávia.


(Fiquei curioso em relação àquela outra república vizinha, a que leva o nome de Verne).

Além das tiras e do mapa acima, o ilustrador já fez posts extras com as bandeiras e os hinos nacionais dos dois contendores. Deverá ser uma partida épica esta que vem se anunciando, talvez ainda mais interessante que a final da Copa real.



Tudo muito a ver com o clima que vivemos nos últimos dias, com três partidas diárias transmitidas lá da África. E vale lembrar que o futebol chegou ao Brasil no século XIX mesmo, pelos pés de Charles Miller (1874 -1953), no ano de 1895, quando se disputou o primeiro jogo no país, no bairro paulistano do Brás - não à toa, um dos homenageados naquele mapa lá de cima. Fica a dica das atualizações semanais no blog do Monarca.

Aproveitando a deixa, já que estou falando do trabalho de Tiburcio: recebi dele uma segunda ilustração para aquele conto steampunk parcialmente publicado neste blog. Já encaminhei o texto e os dois desenhos para a publicação em um novo espaço dedicado à cultura steamer brasileira. Assim que tiver mais detalhes, aviso por aqui. Bom futebol para todo mundo!

Um comentário:

Leonardo Peixoto disse...

Tiburcio disse que pode fazer uma saga baseada na Questão Christie por eu ter sugerido que Stonehard se tornasse o embaixador esboroviano no Império após perder a presidência .