2.6.10

Biblioteca aoLimiar

Havia relembrado no post anterior a última matéria que publiquei por aqui em 2009. Volto a fazer isso, para tocar em outro assunto:


Para início de conversa, 2010 deve ver a consolidação do projeto mais ambicioso do grupo que foi fundamental para a realidade que o steampunk assumiu em nosso país. Da mesma forma que eles deram o pontapé inicial neste nicho que se tornou tão importante para a FC nacional, agora é a oportunidade de vermos acontecer o mesmo com o gênero como um todo. A novidade foi anunciada em primeira mão na entrevista que um dos fundadores do Conselho Steampunk , Bruno Accioly, me concedeu em nome do Overmundo e que reproduzi também neste blog:



Tenho conhecido muita gente interessante e importante no meio, o que me fez perceber que o Conselho SteamPunk pode retribuir o carinho da comunidade de produção literária de Ficção Científica através das ferramentas que vem desenvolvendo para promoção do sub-gênero que tanto estimamos.
A nova iniciativa do Conselho SteamPunk, como resultado, não será endereçada a entusiastas de nicho, mas a toda comunidade de escritores e leitores de literatura fantástica.
O que ninguém ouviu até agora é o nome desta iniciativa, que foi batizada por nós de: aoLimiar.

Recentemente, em seu blog pessoal, o empresário deu mais detalhes do projeto:


O aoLimiar é uma iniciativa do Conselho SteamPunk, tem apoio de cada uma das Lojas regionais do conselho, tem sua infra-estrutura gerida pela dot . digital oriented technologies e conta com uma equipe competente e multidisciplinar que pretende tornar cada uma das transições completamente integradas com o uso cotidiano da Rede Social, entretanto não pretendemos que o aoLimiar pare por aí.

Sim, aoLimiar é um projeto que está cada vez mais consolidado, contribuindo com fóruns e comunidades para debater a situação da literatura fantástica no país em vários segmentos. Gostaria de ressaltar aqui uma particularidade dessa rede social a que acabei de me juntar por convite de Bruno Accioly: os livros e revistas virtuais que a iniciativa permite a cada um dos usuários criar. No meu caso, ontem inaugurei um espaço por lá com o livro Terroristas da Conspiração, no qual pretendo republicar os contos que escrevi para um universo ficcional criado juntamente com um outro blog. O texto que abriu os trabalhos foi justamente "A teoria na prática", minha primeira tentativa ficcional - sem contar com redações escolares, claro - que deu origem ao universo daqueles personages e que já foi publicado em forma impressa na coletânea que abriu a coleção Paradigmas, da Tarja Editorial, mesma editora de Steampunk - Histórias de um passado extraordinário.



Ao longo das próximas semanas devo ir republicando cada um dos contos daquele universo, que está aberto para outros escritores interessados em escrever suas próprias histórias nele, como já fizeram, por exemplo, Alexandre Lancaster e Rafael Lupo. Mas quero ressaltar que meu livro é apenas uma parte de uma verdadeira biblioteca virtual. No diretório de aoLimiar, os leitores podem encontrar mais de 20 opções de obras sendo produzidas. Algumas delas já comentadas por aqui, como o romance de pirataria e steampunk de Pablo Frazão Mensagens na Garrafa, sobre o qual falei no primeiro post da série Steampunk feito no Brasil. Ou então, Mitopoese, de Antonio Luiz M.C. Costa, comentado no post mais recente daquela mesma seção. O próprio Bruno Accioly participa com mais de uma publicação on-line: são dele Sistema Sol: crônicas, criado orignalmente como base de um sistema de RPG; Futuro do Pretérito, com as criações steamers do empresário; e LustCraft, com textos eróticos não recomendados para menores de idade.

Destaco ainda os textos de humor refinado do livro Arquivo de Esquecimento, de Karl Felippe; As Crônicas de Zafirina, paródias de clássicos da fantasia por Eric Novello, Count0Write1, cybercontos de Lidia Zuin; e Ficção Científica e Afins, espaço para artigos e resenhas de Ana Cristina Rodrigues e convidados. Uma grande variedade de títulos e de temáticas à disposição de todos os interessados em literatura fantástica nacional.

2 comentários:

Anônimo disse...

Wow, this aгticle is plеasant, my sister is anаlyzing
thesе things, thus I am going to inform heг.


Feеl free to suгf to my blog - lloyd irvin

Anônimo disse...

Hello all, hеre еverу peгson is shагing thesе kinds of knοwlеdge, so it's pleasant to read this web site, and I used to go to see this website every day.

Check out my homepage reputation management