Estas traduções foram feitas em cortesia por Fabio Fernandes e Larry Nolen, e pretendem dar ao público de língua inglesa um gostinho do que os steampunkers brasileiros estão fazendo (E espero poder trazer traduções completas mais tarde.
Esta é a declaração dele no post em que anunciou a novidade e ainda citou nominalmente o Conselho Steampunk como o principal responsável pelo lançamento das duas coletâneas de contos e noveletas que saíram no Brasil entre 2009 e 2010. Em seu longo texto, o escritor e editor reflete sobre essa tendência - que é mundial - de revalorização da cultura steamer, a tal ponto de gerar alguns comentários negativos de pessoas que estão incomodadas com a superexposição do gênero, caso de um recente artigo de Charlie Stross. VanderMeer faz uma reflexão bastante interessante a respeito disso:
Em parte isso ocorre porque o steampunk oferece agora um importante ponto de entrada para escritores interessados em inovação, principalmente porque ele se tornou potencialmente comercial; você pode usar o steampunk para algo seriamente weird, belo, único, para material não-tradicional porque é algo que as editoras têm aceitado pois começaram a conseguir comercializá-lo de forma eficaz.
Essa é uma discussão interessante e que está se desdobrando em vários artigos pela rede. Já procurei deixar clara minha posição sobre as potencialidades do subgênero - e que não deveriam ser limitadas pelo sufixo punk. Mas talvez seja o caso de voltar a falar sobre essa dualidade entre engajamentos e escapismos, em algum momento quando eu não estiver com tanto trabalho para fazer. Por ora, é o momento de dar os múltiplos parabéns a Jeff VanderMeer, Fábio Fernandes, Larry Nolen, Jacques Barcia e a todos os contistas da Vaporpunk por essa excelente novidade! E lá foi mais uma exclamação, merecida.
2 comentários:
que grande novidade!
repito o que vc disse "múltiplos parabéns a Jeff VanderMeer, Fábio Fernandes, Larry Nolen, Jacques Barcia e a todos os contistas da Vaporpunk" e bote múltiplos nisso =]
Viu só? Uma novidade muito melhor do que eu esperava! É o vapor abrindo caminhos aqui e lá fora ;-)
Postar um comentário