16.5.10

O vapor na virada

Pelo jeito foi um evento e tanto. Nos próximos dias devem surgir relatos nos blogs e sites especializados sobre como foi a presença da Malta do Vapor na Virada Cultural de São Paulo. Vou citar abaixo a parte final de uma matéria do portal G1, que entrevistou e fotografou membros do Conselho Steampunk e ainda mencionou a coletânea Steampunk - Histórias de um passado extraordinário. A íntegra pode ser lida aqui:



É possível encontrar vikings barbudos, personagens de animês,
 senhoritas medievais e jogadores de RPG.É possível encontrar vikings barbudos, personagens de animês, senhoritas medievais e jogadores de RPG. (Foto: Raul Zito/G1)
Apesar de também terem uma inspiração histórica, os membros do Conselho Steampunk não se preocupam tanto com fidelidade histórica. O movimento foi fundado a partir do livro "The difference engine", dos escritores de ficção científica William Gibson e Bruce Sterling, que mostrava um mundo vitoriano onde a energia a vapor era muito mais evoluída do que o século XX histórico. Outra obra conhecida do estilo é "A liga extraordinária", quadrinho de Alan Moore que virou filme estrelado por Sean Connery.

"O movimento não é tão conhecido no Brasil, mas está crescendo bastante", conta Cândido Ruiz, fundador do Conselho. "A estética do steampunk impressiona, e a gente traz diferentes culturas: moda, artes plásticas, artesanato. A gente usa esse apelo para levar literatura às pessoas".

Em 2009, saiu uma coletânea de contos de autores brasileiros sobre o tema, e até o fim do ano deve sair a versão brasiliera de "The difference engine", pela editora Aleph. "Devemos fazer ainda este ano o nosso primeiro evento nacional", diz Ruiz. Se depender da variedade da Virada Nerd, esse não deve ser o único.

2 comentários:

Giseli disse...

Uau, que bacana! =) E eba, vai ter um evento nacional é? Interessante... sabe mais coisas sobre isso?

Romeu Martins disse...

Vou tentar me informar com meus contatos, Gi. Assim que souber, dou um toque ;-)