12.5.10

Através do espelho

A caótica programação de filmes nas salas de cinema de Florianópolis me aprontou mais uma e me deixou sem poder ver uma das obras que eu mais aguardava nesta temporada: O mundo imaginário de Dr. Parnassus. Como o diretor Terry Gillian, ex-Monty Phyton, tem uma grande contribuição para o acervo visual do steampunk - desde que lançou em meados dos anos 80 Brazil, o filme - esse era um longa que eu planejava resenhar por aqui. Não deu para fazer isso pessoalmente, mas o escritor José Roberto Vieira, autor de Baronato de Shoah, aceitou meu convite para escrever sobre a obra. Segue o texto, com meus agradecimentos a ele.

Em uma época onde releituras, remakes, restarts e todos os demais “res” empesteiam nossos cinemas e a criatividade de Hollywood parece se esgotar a cada lançamento, surge um filme que se salva do modismo, apresentando um roteiro inédito, inteligente e capaz de conquistar o mais duro dos corações: The Imaginarium of Doctor Parnassus.

A mais nova película de Terry Gilliam é uma fantástica aventura na mente do Doutor que dá nome ao filme. Estrelado por não menos que Heath Ledger, Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrew no mesmo papel: Tony, um desmemoriado e provavelmente a figura mais carismática do filme.

Enganado pelo diabo, Parnassus tenta, de diversas formas, ser feliz e levar a vida normalmente, mesmo sendo um imortal com mais de mil anos. Acompanhado de sua bela filha Valentina; Anton, um menino de rua malabarista; e Percy, um anão, o “Mundo Imaginário do Doutor Parnassus” apresenta-se de cidade em cidade, como um circo itinerante e decadente cuja única atração é um espelho mágico, que, segundo dizem, é capaz de dar experiências incríveis àqueles que ousarem atravessá-lo.

E são essas experiências que são divididas com os espectadores, através de imagens fabulosas e um enredo totalmente bem amarrado e consistente, como só Gilliam consegue apresentar. Cada imagem, cada cor, é o símbolo de outra coisa, uma realidade existente em nosso mundo e incapaz de se revelar de outra forma – a não ser que tenha ajuda da imaginação.

Tudo, no fim das contas, é mais uma aposta feita entre Parnassus e o Diabo, que se parecem muito mais com amigos de longa data do que com rivais. Pessoas cujos pontos de vista foram alterados ao longo dos anos, e o sentido de “Bem” e “Mal” carecem de limites humanos e simples filosofia. Há certos momentos em que a plateia não sabe mais quem é quem, e se não fossem as aparências, ambos se confundiriam.

Vale lembrar, que é através do espelho, que vemos a última interpretação de Heath Ledger… e, infelizmente, nem a brilhante imaginação de Parnassus ou a astúcia macabra do Diabo são capazes de vencer a senhora da Foice.

5 comentários:

bibs disse...

poxa, vi o filme sem saber que era o último do coringa de dez coisas que odeio em vc hehehehe =)

no meio do filme, quando ele apareceu eu:eita eh o ultimo filme dele!!! deu uma dó, trabalhou tão bem, mas gostei da alternativa que deram para nao sumir com o personagem do nada

enfim, o filme eh muito bom, assisti faz uns meses já, meu namorado baixou o filme em qualidade muito boa, se qser descubro de onde foi que ele tirou =D

Romeu Martins disse...

Pois então, bibs, eu gosto de curtir esses filmes no cinema e ainda tenho (um pouco) de esperança de que ainda vá passar por aqui... Mas se tudo o mais falhar, terei que apelar para as alternativas, né? ;-)

Brigadão pelo toque.

bibs disse...

eu também prefiro assistir filmes assim no cinema, mas o [único] daqui de cg só dá desgosto
fui ver alice, sem 3D e com uma dublagem ruim x.x pq não tinha meio de ter uma sala legendada

Romeu Martins disse...

Putz, que sacanagem... é precária mesmo a situação das salas de cinema pelo Brasil... com essa onda de filmes 3d, a coisa fica ainda mais aparente...

Leonardo Peixoto disse...

R.I.P. Heath Ledger