4.5.10

O lado fashion do gênero

Acabo de perceber o destaque que um blog ligado a moda e a novas mídias deu para as tendências steampunk no mundo das grifes. Publicada pelo editor do Bling Media, Mario Lima Cavalcanti, a matéria dá uma boa contextualizada no tema, chamando a atenção para que se trata de uma vertente da ficção científica, e ainda remete a outros links interessantes para quem quiser se aprofundar no assunto. Abaixo, vou transcrever o trecho final de "A estética do steampunk presente na moda" que pode ser lida integralmente por quem clicar aqui.

Chegamos na moda. A estética do steampunk já vem há um bom tempo influenciando e sendo explorada por diversos segmentos, entre eles o techie e o fashion (não só em termos de vestimentas, como também de joias e demais acessórios). A Fantasy Magazine montou um Top 10 de dispositivos steampunk, que inclui um laptop de madeira com aparência clássica, e o site Gizmodo possui uma lista de posts sobre o assunto. No caso da moda, é comum a combinação de vestimentas retrô, inspiradas na Era Vitoriana, com elementos visuais de hoje em dia, como piercings, tatuagens, correntes, tinturas capilares de cores chamativas e peças de roupas contemporâneas (jeans, padronagens de bolinhas etc.), criando um, digamos, visual punk bem antigo, podendo também beirar o terror, o andrógino e o gótico. Alguns looks steampunk podem ser vistos aqui. O Flickr possui um grupo que reúne fotos de pessoas com trajes steampunk.


Reprodução / Steampunk-pics.com

Para quem gosta de estética e ambientações, tenham em mente que entre os elementos que mais se destacam no universo visual e conceitual do steampunk estão madeira, metal, força vapor, engrenagens, eletricidade, pressurizadores e mecânica. Por fim, para mais informações, vale visitar o site Steampunk-Pics.

Nenhum comentário: