25.7.10

Torre de Vigia 29

Que ótimo! Antes de eu publicar a entrevista com os dois editores da Tarja - para comemorar o primeiro aniversário da coletânea Steampunk - Histórias de um passado extraordinário - tive o prazer de ler uma nova análise do material. Desta vez, quem assina a resenha do livro é Ana Cristina Rodrigues, a partir de seu blog FC e Afins. Como de hábito nesses casos, irei reproduzir o trecho inicial do texto da Ana e a parte em que ela se refere à noveleta homônima deste blog. Recomendo a leitura completa neste endereço. Seguem os recortes de "O futuro do pretérito a vapor, um ano depois" no qual a resenhista ainda fez um apanhado do material crítico já escrito sobre a obra:


Hoje, o escritor e jornalista Romeu Martins lembrou que é o aniversário da coletânea Steampunk. Um momento mais do que adequado para registrar minhas opiniões sobre a obra e refletir sobre sua repercussão.

Acima de qualquer coisa, temos que reiterar algo: foi a coletânea brasileira de contos de ficção fantástica que mais repercutiu no fandom, nacional e internacional. (Sim, fandom. Infelizmente, não foi este livrinho o Santo Graal que os escritores brasileiros de ficção especulativa esperam há anos. Um dia, ele chega, junto com Papai Noel e D. Sebastião, e a Academia Brasileira de Letras vai nos chamar a todos para tomar chá de fardão).

Toda a regra tem exceção; no caso daquela velha máxima do Nelson Rodrigues (não somos parentes, apesar da acidez semelhante) ‘Toda a unanimidade é burra’, a exceção é a coletânea da Tarja. Não houve comentários negativos, apesar de alguns resenhistas terem dado destaques positivos e negativos. A lista bem extensa de resenhas é esta:

Comentário no Correio Fantástico
Comentário no World SF
Comentário no Mensagens do Hiperespaço
Resenha de Larry Nolen (em inglês)
comentada no Cidade Phantastica
Twitterresenha de Edgar Refinetti no Cidade Phantastica
Resenha de Ricardo França no Cidade Phantastica
Resenha de Pedro Vieira
Resenha de Giseli Ramos
Resenha na revista online RRAULR
Resenha na Paragons
Resenha de Bruno Schlater
Comentário de Roberto de Sousa Causo
Resenha de Cristina Alves em duas partes I e II
Ana Carolina Silveira

‘Ok, Ana, nós sabemos o que estes resenhistas acharam. Queremos saber a SUA opinião ou não estaríamos aqui.’

É nessas horas que eu não gosto de ser amiga de outros escritores. Afinal, considero 89% dos autores presentes na coletânea como amigos. Bom, eles sabem que eu sou sincera (...)

Gosto muito do cenário do ‘Cidade Phantástica’, de Romeu Martins, e do uso que faz de personagens tão diferentes. Porém, a trama me pareceu muito rocambolesca, ao contrário de ‘Por um fio’, de Flávio Medeiros, que poderia ter ousado mais nas máquinas vernianas e ficou tímido.

Um comentário:

Anônimo disse...

You are so awesome! I do not believe I've read anything like this before. So good to find someone with genuine thoughts on this topic. Seriously.. thanks for starting this up. This site is something that is required on the internet, someone with a little originality!

Feel free to surf to my web-site - cruise vacation