Naquele espaço, Pauline está reunindo uma fonte variada de informações sobre o período, em temas tão variados quanto gastronomia, sexualidade, etiqueta, literatura, espiritualidade, entre outros. Vou reproduzir aqui um texto dela escrito à guisa de manifesto da Sociedade:
Um povo sem memória - que não cultua seus heróis e ignora seu próprio passado - está fadado a sofrer a dominação de conquistadores e aventureiros. Na pós-modernidade, isso se traduz na aniquilação de sentimentos, costumes e tradições. Aquele, pois, que voluntariamente ignora seu passado, torna-se escravo dos interesses de outros - como tantos que são diariamente tragados por uma (anti)cultura de massa, sob medida para o consumismo e para o caráter cada vez mais descartável que as relações humanas têm assumido.
Como alternativa, propomos um resgate do passado histórico; não como uma forma de escapismo, mas de modo tal que, ao reviver os usos e costumes de outro tempo, possamos questionar os nossos próprios. Para isso, elegemos aquele que o período áureo das revoluções políticas, sociais e econômicas - mas também da construção de uma sensibilidade artística e humana sem precedentes: o século XIX.
Através do estímulo à pesquisa e à vivência deste período, desejamos fomentar toda e qualquer manifestação artística que se aproprie da sensibilidade oitocentista. A longo prazo, é também de nossa vontade promover eventos que facilitem o intercâmbio de idéias e pessoas.
4 comentários:
a idéia do fórum é realmente muito interessante!!!
se der, eu acompanho as discussões de lá!
A Pauline já postou material muito interessante, incluindo livros de receitas colonias para baixar. Acho que, após o encontro, o fórum deve se tornar um ambiente mais movimentado.
Gosto muito desse fórum tem muita informação confiável.
A Pauline faz um trabalho exemplar por lá.
Postar um comentário