11.7.10

Capa, espartilho e tecnologia a vapor

Quem me chamou a atenção foi Adriana Amaral em uma nota em seu blog:


Continuando o debate sobre uma possível nerdificação do mundo, a Revista da Cultura publicou publicou uma matéria sobre a recente visibilidade dos nerds na cultura massiva, intitulada “A vez do aro grosso”. Vale conferir!



Seguindo a dica, fui conferir a matéria e descobri que a revista dedicou um espaço para a subcultura steampunk. De autoria de Gustavo Ranieri, "De volta ao passado" reuniu o depoimento de vários membros das mais diversas lojas do Conselho Steampunk, de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraíba, apresentando a seus leitores o que foi definido no subtítulo como: "Movimento cultural steampunk reúne os entusiastas da literatura fantástica e de uma era de capa, espartilho e tecnologia a vapor". Devo dizer que adorei o trocadilho com "capa e espartilho". Seguem o trecho inicial desta matéria e a foto que a ilustra:




Você sempre sentiu atração pelos elementos da literatura fantástica e da ficção científica? Tem fascínio pela revolução tecnológica da era a vapor? Acha charmoso e, às vezes, pensa que eram legais as roupas pomposas do século 19? Bem, você talvez seja um steampunker ou steamer e nem saiba. Hã? Steampunker? Steamer? Calma, não precisa se assustar. Esses são os modos para se referir aos adeptos do SteamPunk, movimento que agrega os entusiastas desta cultura que engloba elementos da literatura fantástica, ficção científica e da tecnologia visionária movida a vapor na Era Vitoriana. Continua.

Nenhum comentário: