3.7.10

Steampunk e história alternativa

Alguns posts atrás, utilizei um texto de Ana Cristina Rodrigues para fazer a associação entre Steampunk e fantasia histórica, defendendo que o subgênero pode ser combinado a outros elementos da literatura fantástica além da ficção científica. Neste sábado, em sua coluna no site Terra Magazine, Roberto de Sousa Causo faz uma referência a outro subgênero da FC como sendo uma das possibilidades ligadas à cultura literária steamer. O colunista e escritor estava se referindo à história alternativa uma vez que a pauta da coluna era a crítica a um dos clássicos absolutos da área: Complô contra a América, do americano Philip Roth. À certa altura, Causo se refere a primeira coletânea steamer brasileira, da qual é um dos contistas:

História alternativa é o subgênero da ficção científica que imagina o que aconteceria se a História como a conhecemos tivesse tomado um caminho diferente. Esse subgênero primeiro aparece no Brasil em 1989, com a novela de José J. Veiga, A Casca da Serpente, que trata de uma segunda comunidade fundada por Antonio Conselheiro, depois do Massacre de Canudos. Mas é com o escritor carioca Gerson Lodi-Ribeiro, cuja noveleta "A Ética da Traição" (1993) é considerada um clássico da história alternativa nacional, que esse enfoque passa a criar raízes mais fortes.


Em fins de 2009, Lodi-Ribeiro publicou o seu primeiro romance dentro dessa linha: Xochiquetzal: Uma Princesa Asteca entre os Incas, lançado pela Editora Draco e resenhado aqui em 13 de fevereiro de 2010. Esse parece ser apenas o título brasileiro mais visível de um novo momento da história alternativa no Brasil. A onda steampunk - iniciada com a antologia Steampunk: Histórias de um Passado Extraordinário (Tarja Editorial) ano passado - também se comunica com a história alternativa, e há uma nova antologia steampunk prometida para breve, Vaporpunk, organizada pelo próprio Lodi-Ribeiro para a Draco. Além disso, a Tarja também está produzindo aquela que deverá ser a primeira antologia dedicada ao subgênero. E eu incluo o meu Selva Brasil, lançado este ano pela Draco, neste momento da história alternativa brasileira.

Em termos de traduções, tivemos os recentes Associação Judaica de Polícia, de Michael Chabon, resenhado aqui em 28 de fevereiro de 2009 - e até mesmo Anno Dracula, de Kim Newman, livro lançado pela Aleph em que narra como o vampiro Drácula teria ascendido ao poder no Reino Unido. A Aleph também relançou em 2006 o clássico de Philip K. Dick O Homem do Castelo Alto (1962), com tradução de Fábio Fernandes (que também resenhamos aqui, em 16 de dezembro de 2006)

Nesse quadro de crescimento da história alternativa no país, seria interessante dar uma olhada num dos seus melhores exemplos dos últimos anos: Complô contra a América, de Philip Roth, vencedor do Prêmio Sidewise para melhor romance de história alternativa. Continua.
Os interessados em aprofundar o debate sobre as ligações entre steampunk e história alternativa contam com uma obra de referência em português e ao alcance de um clique do seu mouse. Ensaios de história alternativa  é o nome do livro, ou melhor, do ebook, de autoria de um dos escritores citados naquela coluna: Gerson Lodi-Ribeiro. Compilação de textos escritos pelo carioca para o fanzine Megalon, o material é o mais completo disponível no Brasil a respeio de HA e conta com um capítulo dedicado ao subgênero steampunk. Nele, Ribeiro se vale dos verbetes da Encyclopedia of Science Fiction, de John Clute e Peter Nicholls para estabelecer as ligações possíveis entre as duas vertentes da literatura fantástica e, como bônus, ainda analisa algumas obras steamers que, de fato, também podem ser consideradas histórias alternativas. Uma delas que deve ser lançada ainda este ano no Brasil.

O melhor de tudo é que tal obra pode ser lida por todos gratuitamente. Ensaios de história alternativa está disponível para ser baixado gratuitamente e de modo legal pelo site da Scarium neste endereço. É a minha dica de leitura para este final de semana pós-Copa do Mundo.

6 comentários:

bibs disse...

eu li esse post no dia que eu deixei um comentario no blog da Ana Cristina Rodrigues lá no aolimiar
será um sinal divino!? huahuaha

Romeu Martins disse...

Paulo Coelho diria que coincidências não existem e extrairia uma lição a respeito da lenda pessoal, hehehe

bibs disse...

e colocaria algo de mágico, e publicaria em seguida, com toda certeza
ahauahuahauhaua

Romeu Martins disse...

Maktub ;-)

Anônimo disse...

Еxсellent weblοg herе!
Αdԁitіοnаlly youг wеbsite а lot up fast!
Whаt hoѕt аге уou
the usage of? Ϲan I get уour affiliаtе lіnk
in уоuг host? I desire my sitе
loadeԁ up as fast aѕ youгs lol

Here іs my ωеb-site - http://www.funkybride.com/content/links-building-services-charlotte

Anônimo disse...

Еxсеllent gooԁs fгοm you, man.

I have undeгstand уour stuff рreviouѕ tο and you aгe just
too wonderful. І really like what you've acquired here, certainly like what you're stating anԁ the wаy in ωhich you say it.
You make іt enjοyable and you still cаre foг to κeep it sensіble.
I сan not wait tо read much mоre from you.
This is аctuаlly a ωondегful ωebsite.


My site ... reputation management