19.4.10

Um certo monarca do século XIX

Tiburcio, quadrinista e ilustrador conhecido dos leitores por seu trabalho publicado na revista Mad, está desenvolvendo desde o início deste ano uma tirinha na rede com uma ambientação muito próxima aos trabalhos da cultura steampunk. Claramente inspirada nos últimos dias do Império do Brasil, Meu Monarca Favorito narra as desventuras de um rei fictício, de um país fictício, em pleno século XIX, cercado de ameaças à sua coroa.

Com um clima leve, acompanhamos uma série de conspiradores republicanos, civis e militares, cobiçando o poder do Monarca anônimo, mas cujas aparência e personalidade remetem instantaneamente a nosso conhecido D. Pedro II (1825-1891). As webtiras são postadas duas vezes por semana, às quartas-feiras e aos domingos, com algumas postagens intermediárias para apresentar novos personagens ou para dar alguma ilustração de brinde aos leitores, como foi o caso das que permitem a impressão de cédulas do dinheiro que circula naquela monarquia - o mango imperial - ou a que mostra a aparência da bandeira e das armas do país. As atualizações podem ser acompanhadas ainda pelo Twitter do cartunista, o que gerou o desenho perfeitamente steamer do computador ao lado.

Abaixo, reproduzo uma das tiras de Meu Monarca Favorito, a mais recente no momento em que escrevo este post. É um capítulo com um gosto especial para quem aprecia o retrofuturismo, protagonizado pelo Sr. Platelminto, um personagem aparentemente à frente de seu tempo, espécie de antecessor dos marqueteiros. Na verdade, como Tiburcio havia explicado em um post anterior, a inspiração para o rapaz veio de passado ainda mais remoto, dos tempos de outro império: o romano. Platelminto seria baseado em Quinto Túlio Cícero, irmão caçula do mais famoso Marco Túlio Cícero (106 a.C - 43 a.C), apontado pelo historiador José Murilo de Carvalho como o pioneiro no marketing político. Na tira a seguir, Platelminto aparece como o criador de outra profissão que costuma atrapalhar a vida de quem tem telefone em casa até os dias de hoje... Clique na imagem para ampliar e fique de olho nos episódios semanais dessa tira quase steampunk.

3 comentários:

tiburcio disse...

Olá Romeu.
Que resenha simpática, gostei!
O Cidade Phantástica está no "Monarca Notícias" á guisa de novidade, obrigado pela força e obrigado pelos comentários.

Romeu Martins disse...

E eu gostei muito de sua tira, Tibúrcio. Espero vê-la impressa! Meu Monarca Favorito também está na minha lista de blogs. Abraço!

Leonardo Peixoto disse...

Muito mais steampunk está aparecendo na atual saga de Meu Monarca Favorito , A Um Passo da Lua :)