26.7.11

FC no reino da HQ

Uma pequena grande revolução aconteceu  no mundo da cultura pop catarinense ano passado, quando o trio Diego Moreau, Ester Gewehr e José Mathias realizaram um evento dedicado a uma de minhas paixões e que foi descrito desta forma por aqui:

Foi sem a menor dúvida o maior e o melhor programa do tipo na história de Florianópolis dando a certeza de que a aposta certa é a de que a HQCon veio para ficar. Tanto que a promessa para o próximo ano é a de que se abra um espaço nela para a discussão da ficção científica e, sim, do steampunk!

Sim, o maior e melhor evento dedicado aos quadrinhos de Santa Catarina vai voltar, com o dobro do tamanho - e olha que ano passado o negócio foi gigante - e ainda abrindo espaço para o retrofuturismo nosso de cada dia. Uma pista sobre isso está lá no cartaz do evento, disponível no site, e idealizado por José Mathias:



Sacaram a silhueta daquele dirigível ao centro e bem no fundão? Não tem toda a pinta de um veículo steamer? Bem, o certo é o seguinte, a ficção científica, o steampunk e outras formas de retrofuturismo marcarão mesmo presença no final de semana dos dias 13 e 14 de agosto, no Floripa Shopping. Fábio Fernandes, escritor, tradutor, pesquisador, e Romeu Martins, vulgo este blogueiro, faremos um bate papo sobre estes assuntos para o público presente, que está previsto para superar as mais de mil cabeças.

Lá na parte dedicada aos Convidados do evento, já consta minha ficha técnica (upgrade: a de meu colega de palestra, também), que reproduzo a seguir, ansioso para rever meu amigo Fábio Fernandes e o grande barato de participar de um projeto feito com tanta dedicação e profissionalismo por pessoas tão fantásticas quanto o trio Diego Moreau, Ester Gewehr e José Mathias.

Romeu Martins

Poderes e Armas: A habilidade de digitar com três, às vezes quatro, dedos de cada mão e com a cauda pênsil no teclado alfanumérico de sua arma secreta, o computador HAL 1,99.
Fraquezas: A falta de um sol amarelo, ou seja, o frio.
Base de Operações: Logo ali, depois da ponte, em São José.
Velocidade: Nunca foi corretamente medida, mas, na dúvida, não aconselho que me deixem cuidar de uma tartaruga manca.
Força: O Fantasma tinha a de Dez Tigres, devo ter a de um gato vira-latas.
Inteligência: Tipo Sudoku nível médio.
Identidade Secreta: Agora me pegou, não sei se sou um jornalista que nas horas vagas é escritor de ficção cientítica ou escritor de ficção científica que nas horas vagas é jornalista.
Histórico: Meus contos de FC, fantasia e horror podem ser lidos nos livros de papel Paradigmas Vol 1;
Steampunk – Histórias de um passado extraordinário;
Cursed City – Onde as almas não têm valor;
Deus Ex Machina – Anjos e Demônios na Era do Vapor;
Sherlock Holmes – Aventuras Secretas;
Steampunk Bible (com luxuosa tradução de Fábio Fernandes).
E virtualmente nos livros e revistas eletrônicos Vapor Marginal, 1000 Universos, Hyperpulp.



Fabio Fernandes
Poderes e Armas: Língua Afiada e Poliglota (não confundir com Troglodita); Escritor, Jornalista e Tradutor
Fraquezas: Não suportar a burrice alheia.
Base de Operações: São Paulo, alternando com Rio de Janeiro (onde nasceu) e Oxford (onde faz parte de um grupo de pesquisa de Ficção Científica e Cibercultura)
Velocidade: A do pensamento – é impressionantemente rápida.
Força: A das minhas convicções (hm, posso mudar essa resposta? Não tenho
muita certeza….)
Inteligência: Aqui no Brasil, não falam muito bem dela; já na Europa, dizem que eu sou um polímata (grosso modo, uma pessoa de conhecimento razoavelmente enciclopédico). Gosto de acreditar na segunda opção, mas com um pé atrás – tenho muito respeito pelos meus críticos brasileiros.
Identidade Secreta: Um pacato professor universitário (com direito a óculos e à falta de jeito proverbiais)
Histórico: Em mais de vinte e cinco anos de carreira, trabalhei em vários jornais (O PASQUIM, O Globo, Tribuna da Imprensa, Valor Econômico) e traduzi mais de cem obras entre livros e quadrinhos. Entre os livros, Neuromancer, Laranja Mecânica e O Homem do Castelo Alto estão entre os de maior destaque. Já entre os quadrinhos, O Vol. 1 da Edição Absolute da Liga Extraordinária e as séries Ex Machina, Transmetropolitan, Y – O Último Homem e Hellblazer (todas pela Panini/Mythos) estão entre os trabalhos que mais tive prazer de traduzir. Como escritor, publiquei um livro sobre a obra do autor de ficção científica William Gibson (A Construção do Imaginário Cyber, 2006) e um romance cyberpunk (Os Dias da Peste, 2009). Atualmente tenho escrito para o mercado de língua inglesa, onde publiquei um conto na antologia Steampunk II – Steampunk Reloaded (2010) e tenho outro para sair na antologia The Apex Book of World SF Vol. 2 (2011).
Links:

12 comentários:

Fabio Fernandes disse...

Falta pouco! Falta pouco! :)

Giseli disse...

Putz, tinha que ser no mesmo dia que a fantasticon? :( Se fosse em fds diferente eu ia hein... tô curiosa com essa HQCon.

Romeu Martins disse...

Ansiosíssimo, aqui, Fábio!

Pois é, Gi, desde 2008 (!) eu tô pra ir a uma Fantasticon e sempre aparece algo que não me deixa ir, mas algum ano vamos poder curtir os dois eventos!

Giseli disse...

É, a gente podia falar para os organizadores da fantasticon e da hqcon combinarem entre si datas não-conflitantes, né? :D
Um dia, um dia...

Romeu Martins disse...

Hehe, bate um papo com o Sylvio que eu falo pro trio daqui ;-)

3st3r disse...

Puxa vida, muito, muito obrigada! Nem sei o que dizer O_O
A gente é que agradece você Romeu e o Fábio por aceitarem o convite!
Beijosss!!!
Ah, sabe qual é o meu super poder? Confundir todo mundo na hora de escrever eu sobrenome, ahahahahaha!
É Gewehr - que significa arma, garrucha, espingarda, em alemão!

Fabio Fernandes disse...

Ester da Garrucha!! Mais steampunk que isso, impossível!! :D

Romeu Martins disse...

Hehehehe, verdade, Fábio!

3st3r, teu nome e o do Kayuá só com com ctrl c + ctrl v! Arrumei agora no upgrade, do upgrade ;-)

Fabio Fernandes disse...

Valeu pelo update, colega de palestra!! :)

3st3r disse...

Grande Fábio! Ester da Garrucha meu codinome steampunk! ó.Ò/
E vamos combinar né Romeu, o nome do Kayuá tá num nível bem maior de complexidade, rsrsrs!

3st3r disse...

E o meu nome ainda tá errado! AHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!! ó.Ò/

Romeu Martins disse...

Auch, vou fazer um cursinho do godo pra aprender a escrever teu sobrenome, 3st3r! hhahahaha