5.7.11

Semana Sherlockiana - Parte II: A coletânea

A divulgação se deu de modo simultâneo nos blogs dos dois organizadores da coletânea, o jornalista Carlos Orsi Martinho e o advogado Marcelo Augusto Galvão: Sherlock Holmes - Aventuras Secretas. Esse vai ser o nome do livro a ser lançado pela Editora Draco reunindo contos de oito escritores - eu, incluso - dando novas interpretações à mitológica criação de sir Arthur Conan Doyle. Reproduzo parte da chamada escrita a quatro mãos pela dupla Martinho/Galvão:


Com trabalhos de Octavio Aragão (expandindo o conto apresentado na coletânea Ficção de Polpa: Crime!, da Não Editora), Alexandre Mandarino, Rosana Rios, Cirilo Lemos, Lúcio Manfredi e Romeu Martins, além de um conto de cada um dos organizadores, Aventuras Secretas expande o universo sherlockiano, aprofundando o olhar brasileiro sobre o personagem, seu criador e seu lugar na história.

Os contos vão desde mistérios ao estilo vitoriano à investigação de o que poderia ter acontecido se Holmes e Watson jamais tivessem ido morar juntos, passando pela última aventura de Holmes e a revelação de o que, afinal, o detetive conversou com o dalai-lama em sua visita ao Tibete.

O livro, projeto nascido de uma ideia original de Octavio Aragão, também marca a primeira iniciativa “oficial” do grupo de entusiastas sherlockianos Isadora Klein Amateur Mendicant Society (ou IKS, para encurtar).

E prova que, no mundo de hoje, é mais fácil organizar e publicar uma coletânea de contos de primeira linha do que reunir um grupo de amigos para tomar vinho e discutir literatura — o principal objetivo estatutário da IKS, que continua sem ser atingido.

Mas temos esperanças: quem sabe, no lançamento? Esperamos vocês lá!

4 comentários:

Octavio Aragão disse...

Estou muito curioso para ver a repercussão dessa antologia sherlockiana, Romeu. Penso que, com a devida divulgação, pode se tornar um sucesso.

Anônimo disse...

Tenho certeza disso, Ocatvio. Li três dos contos, todos excelentes: o seu que saiu parcialmente na Ficção de Polpa, o do Galvão (que tem ponto de divergência semelhante ao meu) e o do Cirilo. Nem tenho dúvida que o dos outros quatro autores devem estar ótimos também, ainda mais conhecendo a qualidade do time de outros carnavais...

Pena que o Orkut tenha sido esvaziado, boas comunidades sherlockianas nacionais seriam um ótimo lugar para anunciar o livro.

Romeu Martins, IKS e anônimo

Octavio Aragão disse...

Olha, como li todos os contos, posso afirmar que trata-se de uma daquelas exceções onde 99% dos contos são nota dez (o 1% e o meu, que é nota 7 :-D).

É uma antologia que quero muito ver na rua, pra ver se chega a algum lugar ou se perde nas esquinas.

Romeu Martins disse...

Sendo que, só pelo que eu li do teu conto, já sei que é bem mais do que apenas 7 ;-)

Acho que o livro vai ter uma ótima oportunidade de divulgação quanto estrear o novo filme com o Downey Jr. é o caso de pensar em formas de fazer o recado chegar ao máximo de fãs do Grande Detetive e tenho certeza de a coletânea será um sucesso!